terça-feira, 28 de maio de 2019

Viseu - entre Vouga e Dão

Descida rápida em direcção a Viseu
O ano passado fiz o Viseu Triathlon. Gostei e este ano repeti. Terei transmitido uma opinião tão positiva do evento que, comigo vieram mais sete companheiros de equipa do Sport Algés e Dafundo.

Xavier, jovem triatleta de Viseu em acção de voluntariado
A prova é sem drafting e tem uma distância incomum: 2 Km a nadar; 60 Km de bicicleta; 15 Km de corrida. Esta é, na minha opinião, uma das suas mais-valias pois, não só permite uma experiência competitiva aproximada a distâncias superiores, com menos impacto físico, como, ao mesmo tempo, funciona como entrada para aqueles que pretendem iniciar-se na longa distância.

Tudo foi diferente este ano. A natação na barragem de Calde, um local bastante bonito também, e com a água a uma temperatura simpática. Não aprecio nadar em água doce e o meu desempenho ficou um pouco aquém daquilo que foram os últimos desempenhos neste segmento. Gastei cerca de 34' para cumprir uns 2000 m, que estavam algo curtos.

A escassos metros da meta
O segmento de ciclismo tinha 60Km. Um troço de ligação entre a barragem e o percurso principal que ligava o aeródromo à cidade de Viseu, e que se cumpria por duas vezes. Era bastante selectivo e do meu agrado. Foi realizado a cerca de 35 Km/h de média, o que deu pouco menos de 1h45'.

Por fim, a corrida em pleno parque urbano, bem no coração da cidade. Contava ter feito melhor mas era impossível ter andado mais depressa. 15,3 Km cumpridos em cerca de 1h07'.
Maia, Carmo, Serôdio, Machado, Rita - alguns dos algesinos presentes

No final 3h29'07" e 18º da geral. Não havia classificação por escalões, mas fui o segundo [50-54].

Com esta prova concluí o primeiro período competitivo da minha época 2019, definido em conjunto como meu treinador Paulo Conde. Fica a faltar a segunda parte, com o teste no Half do Douro e o grande objectivo do ano, o Ironman Wales, em meados de Setembro. Até lá ainda haverá muito suor para derramar.



Próximo: Triatlo do Douro.

Fotos: Viseu Triathlon e Rita Ramos



.

1 comentário:

Hugo Gomes disse...

Boa prova companheiro.
Força nessa preparação.
Abraço!