terça-feira, 7 de maio de 2019

No pódio de Oeiras


Oeiras será, porventura, a prova na qual mais vezes participei. Já lhes perdi a conta. Sempre gostei do Triatlo de Oeiras e sempre considerei que era um triatlo propício a nadadores. Por isso mesmo, a primeira vez que ali alcancei um pódio fiquei imensamente feliz. Depois, consegui-o mais uma ou outra vez, a última das quais, no passado Domingo.




Desta feita com o sabor especial de se tratar do Campeonato Nacional de Triatlo Sprint e de ter em competição vários dos meus indomáveis adversários de escalão. A sua presença exige que qualquer pequena conquista só seja possível deixando tudo em prova, o que torna tudo muito mais aliciante.






A natação não foi nada má. Apenas com o senão de ter aberto bastante a trajectória na abordagem à primeira bóia. Foi propositado sim, mas foi excessivo.

Mesmo não sendo um mau desempenho é sempre pior do que o dos meus adversários directos. Portanto, o ciclismo é sempre feito atrás do tempo perdido. Iniciei o segmento sozinho, em busca de um grupo grande que me antecedia. Estava confiante na minha capacidade e ia ganhando tempo ao grupo, mesmo pedalando a solo. Não quis forçar demasiado o andamento porque tinha a sensação de que em breve os apanharia. Contudo, após o Alto da Boa Viagem atrasei-me e, no retorno, em Algés, havia perdido mais alguns metros.

 Olhei para trás e, a cerca de 100m, vinha um grupo. Decidi abrandar e esperar por eles. Mesmo que não fosse aquele o andamento que desejava seria melhor do que andar sozinho.


Chegado à corrida final o objectivo passava por recuperar o mais possível para alcançar o pódio. E tal lá veio a acontecer, perto do último Km da prova. No final 1h06'02", o que deu 3º lugar no agegroup [50-54].




Curiosidade, nesta partilha de pódio com as senhoras, ter por lá a Cláudia, minha colega de Faculdade. Há uns anos (bons) atrás, em Guimarães, as nossas equipas venciam o Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol. Quem diria que viríamos de novo a partilhar bons resultados, numa modalidade tão distinta... :-)

A próxima será em Viseu, no fim de Maio, na distância (2, 60, 15) Km sem roda.





Fotos do Pedro Machado, da Rita Ramos e do Dassilva

Sem comentários: