segunda-feira, 2 de junho de 2014

Nas margens do Zêzere

A cerca de 15 dias do primeiro grande objectivo da época - o Iberman, foi tempo de mais um treino de ciclismo numa das minhas zonas de eleição: o Pinhal Central.


Com o Pedro Monteiro à chegada a Pedrógão Grande
Uma vez mais, a vila de Oleiros foi eleita como centro operacional. Custos reduzidos e uma qualidade inigualável fazem com que continue a apostar, frequentemente, neste destino. As estradas, não me canso de sublinhar, são imaculadas e com um tráfego muito reduzido. Isto, tanto nos caminhos municipais, como nas vias de classificação nacional, o que permite pedalar de forma mais descontraída.


O Zêzere perto de Ademoço
A parte inicial do nosso trajecto decorreu nas estradas que serpenteiam entre as margens mais escarpadas do Zêzere, passando pelas localidades de Cambas, Ademoço, Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Porto de Vacas. Paisagens arrebatadoras. Nesta aldeia iniciava-se a primeira grande subida do dia, até Portela de Unhais junto à barragem de Santa Luzia.


A partir daqui , uma estrada, ondulada, mas muito rápida até Pedrógão Grande e pouco depois Sertã. Era aqui que voltávamos a enfrentar a serra. A Serra de Alvéolos e o Cabeço Raínho, numa subida de 2ª categoria, que nos levava até uma bateria de aerogeradores, perto dos 1000m de altitude. Estava alcançado o planalto, e ficavam a faltar cerca de 15Km até ao destino final, com alguns topos de permeio, a consumir o resto das energias que ainda existiam.

Antes desta subida uma paragem num café em Portela de Bezerrins, para comprar água e uma breve troca de palavras com os locais. Coisas do género: "- Você tem isso muito bem pensado - observando os meus bidões. - Um para aguardente, outro para vinho!" "- Ides para Oleiros? Pela Serra? Livra... Antes vós do que eu!" "Se eu andasse assim de bicicleta, também perdia esta barriga toda!"... :-)


Perfil altimétrico da última dificuldade do dia
Depois deste último treino longo de ciclismo, será tempo de descansar e aguardar que a sobrecompensação faça o seu efeito. No dia 14 de Junho, a distância Ironman espera-me uma vez mais, no Iberman, e então será altura de verificar se o trabalho de casa foi, ou não, bem feito.

Fotos minha e da Rita Ramos

1 comentário:

Hugo Gomes disse...

A parte mais difícil está feita companheiro.
Agora é descansar e "curtir" a prova.

Um abraço!