terça-feira, 24 de junho de 2014

Estatísticas e fotos do Iberman



O troféu de 2º classificado no grupo de idade
Para os interessados nas coisas das estatísticas, aqui ficam alguns dados sobre o meu Iberman 2014 - o segundo, e o treino que realizei até lá. Menos volume do que no ano anterior, pois não tive tanta disponibilidade, mas mais experiência e conhecimento sobre a distância.



Equipamento


Cumpridos 3,8Km a nadar
Fato Sailfish, equipamento ZeroD, sapatilhas Zoot TT 7.0, bicicleta Specialized Transition Pro, com andamentos 54x39 e 11x23.



Em prova



Em direcção a Mértola. O calor ainda não estava no auge
Tempo final: 11h22'44", 10º classificado, 2º do grupo de idade [45-49], dentro dos primeiros 6% de todos os atletas chegados.
Natação: 1h11'24", 37º registo do dia, dentro dos primeiros 42% do pelotão.
Ciclismo: 5h55'17", 7º registo do dia, dentro dos primeiros 7% do pelotão.
Corrida: 4h07'13", 16º registo do dia, dentro dos primeiros 17% do pelotão.
T1: 4'56"; 40º registo do dia, dentro dos 45% mais rápidos.
T2: 3'54"; 25º registo do dia, dentro do primeiro terço mais rápido.


No segmento de corrida de 42,2 Km
Na natação demorei mais 11' do que o mais rápido, no ciclismo mais 31' e na corrida mais 53'. Fiquei a 40' do vencedor do meu escalão, atleta que ultrapassei no segmento de ciclismo, mas que me voltou a apanhar e deixar para trás no início da corrida.


Com os meus colegas do CNCVG
Nelson Fernandes e António Rodrigues
Consumi 1.186C, na natação, 3.987C no ciclismo e 2.118C na corrida. Ingeri 6 pacotes de gel Powerbar, 2 barras Zip Vit, 4 pastilhas energéticas Nutrend, 12 pastilhas de sais Nutrend a par de comprimidos com electrólitos. Água terão sido 20l e ainda diversos copos de Coca-Cola, mesmo apesar de ter sido disponibilizada quente(!!!).


No treino

Início da preparação: 06 de Janeiro,  6.735 Km, 250h20',
Natação: 162 Km, 72h20';
Ciclismo: 3.214 Km, 115h00';
Corrida: 734 Km, 63h00'.


Palavras especiais


226Km e 11h depois...
Para o Paulo Conde que, não tendo sido, desta vez, o responsável pelo meu planeamento, foi, sem dúvida, o mentor e o grande conselheiro. Obrigado.

Para o Edgar Andrade, treinador de natação que consegue que "âncoras" se desloquem durante 4 Km, sem afundar e com capacidade para pedalar e correr a seguir. Mais do que um agradecimento, caberá um pedido de desculpas, pelos cabelos que lhe deixamos em pé... :-)

Para os meus colegas de equipa que, durante todo o tempo, me acompanharam nas saídas de ciclismo ou partilharam comigo o cloro da piscina, aligeirando, através da sua presença e amizade, a dureza do treino.

À Rita Ramos e ao João Serôdio pelo apoio incondicional antes, durante e após a prova. 


Finalmente, uma bebida fresca. À Vossa!
À Federação de Triatlo de Portugal por não ter conseguido fornecer mais do que bebidas quentes nos abastecimentos de corrida, num dia em que as temperaturas passaram além dos 40º C. Conseguiram tornar muito mais difícil o que já de si é bastante difícil, não falando do comprometimento da saúde dos atletas. Mas, também assim, conseguiram que eu me superasse para além daquilo que julgava ser possível. Obrigado! :-)








Fotos do João Serôdio

3 comentários:

Vitor Oliveira disse...

Excelente, Parabéns!

Teresa Torres Martins disse...



É de HOMEM!!!!!
Cá para mim as "restriçõpes do OE " também contribuiram para o sucesso :)

E IBERWOMAN ou IRONWOMAN...onde estão ELAS?????????

Teresa

FlipMákinaInfernal disse...

Muitos parabéns amigo.