segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tri Challenge

Em que outra modalidade desportiva seria possível juntar atletas de várias zonas geográficas do país, de clubes diferentes, com prestações desportivas distintas, para, em conjunto, fazer um treino de 5 horas? Pois... possivelmente em muito poucas que não o triatlo.



O Tri Challenge foi isso mesmo. Um treino para atletas de Longa Distância, organizado pelo atleta Pedro Quintela e realizado em Pinheiro Grande - Chamusca. Trajectos e distâncias definidas, mas cada um adaptava a coisa ao seu andamento e àquilo que pretendia fazer. Atletas internacionais, antigos campeões nacionais, rookies, veteranos compulsivos... havia de tudo, com um denominador comum: triatlo! 

Apesar de solarenga, a manhã estava algo fria e ventosa. Entrar no Tejo para nadar não era o que mais apetecia. Mas, após meia dúzia de braçadas a coisa aqueceu e cumpriu-se a distância na ida e volta à margem oposta, feita por duas vezes. Eu fiz cerca de 1500m.


Percurso de corrida

Depois a transição mais calma do mundo. Deu para vestir roupa seca e saltar para cima da bicicleta - no caso a Specialized Transition de contra-relógio, para percorrer cerca de oitenta e poucos quilómetros, num trajecto entre Pinheiro Grande e Constância, em estrada bem rolante, na qual se chegou a rolar a 50Km/h.

Por fim corrida na margem do Tejo, em terreno misto de alcatrão e terra. Eram 7 voltas de 3Km, tendo eu optado por cumprir apenas 5 delas, em ritmo tranquilo, à conversa com o Rui Sousa, que me empolgava com a sua descrição do Titan, a prova em que competirei no próximo mês de Setembro. Dizia ele: - Se só pudesse escolher uma prova por ano para fazer, seria o Titan! Está tudo dito e as minhas expectativas ficaram em alta!

Para terminar, um banho, no rio pois claro, e um belo almoço ribatejano, com sopa, carne grelhada e um arroz doce perfeito, para aquilo que é o meu conceito daquela sobremesa.

Para a semana será a última "sova" antes do Iberman. Oleiros será, uma vez mais, o cenário escolhido.


O filme é do Pedro Ribeiro Gomes a foto da Rita Ramos

Sem comentários: