segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

De regresso!

No último quilómetro
Esta foi a minha primeira competição após a participação no Ironman.

Passaram, portanto, cerca de três meses desde então. Durante esse período não tive vontade de competir mas, agora, já sentia falta do cheirinho das corridas. Pena ter escolhido uma prova organizada pela Xistarca para este regresso. De facto, encaixar uma corrida de 10Km, com partida 15' antes da Meia-Maratona, é fácil de ver que daria mau resultado, com os atletas mais rápidos da Meia a alcançarem os mais lentos dos 10Km, gerando uma enorme confusão face à diferença de andamentos existentes entre ambos. Mas enfim, o objectivo parece ser lucrar ao máximo com o período dourado que a prática de corrida atravessa, com um número crescente de adeptos, sem proporcionar o retorno de qualidade que se impõe. Culpa nossa, corredores, que sabendo ao que vamos continuamos a alinhar nestas coisas. É que nem o trajecto da prova coincidiu com o publicado na net...

Quanto à minha prestação não teve grande história. Vinha de um mesociclo preparatório no qual não corri tudo o que estava prescrito. Sim, andei um pouco na balda, pelo que, não podia aspirar a mais do que correr a 3'50"/Km. Terminei a prova com uma média de 3'49"/Km, pelo que terei de estar satisfeito, face ao cumprimento do objectivo.

A manhã estava fria e o nevoeiro junto ao rio em nada ajudava a aquecê-la. Saí bem na frente e procurei gerir os primeiros quilómetros para aquecer e não sofrer demasiado na única subida do dia - dos Jerónimos para o Estádio do Restelo.

A partir de Algés a prova seria totalmente plana, sem dificuldades de maior. Assim fiz e rapidamente integrei o numeroso grupo da primeira mulher - a Sandra Teixeira, conhecida no mundo do atletismo como Sassi. Mantive-me no grupo até perto do Km 14, quando o andamento aumentou para 3'30"/Km, algo que já era desconfortável para mim. Descolei. Aliás, o grupo esfrangalhou-se todo. Ainda acabei por recuperar uma ou outra posição nos quilómetros finais, mas também fui ultrapassado por um par de atletas.

No fim, 1h21'00", com uma média de 3'49"/Km, correspondente ao 59º lugar da geral e 8º do escalão. Nada de extraordinário em termos de prestação, mas um importante passo na preparação da Maratona de Sevilha 2014.

Foto da Rita Ramos

1 comentário:

Tiago Sousa disse...

Não posso deixar de concordar contigo, a ideia de misturar as duas corridas foi péssima, se não bastasse os atletas mais lentos que têm a mania de sair na frente e meterem-se a tapar metade da estrada, ainda tivemos de levar com os dos 10km.

Normalmente aquela subida inicial serviria para fazer logo uma separação, mas foi demasiado cedo e toda a a gente ainda estava com força, por isso também não concordo muito com ela, porque acabava só por fazer perder tempo para quem tentava um bom resultado.

Parabéns pelo resultado.