sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Uma cidade fantástica


Os dois últimos dias em Pequim foram bastante movimentados! Na 4ª feira foi altura de montar por aqui, na casa do Triatlo, uma conferência de imprensa com os triatletas e técnicos nacionais. O evento foi bastante participado e os jornalistas ficaram com muita e boa informação para fazerem o seu trabalho.

Concluído o trabalho foi tempo de ir comer um escorpião até ao Centro de Pequim. Apesar do aspecto nojento, o bicho até é um artrópode como o camarão! Quanto ao sabor, sabe a coisa nenhuma! Enfim, hábitos de outras culturas... Eu só trinquei mesmo a ponta de uma pata!

O dia de ontem foi também passado em Pequim. Tivemos oportunidade de assistir à final de ginástica artística masculina e ao jogo de voleibol entre a China e o Japão. Dois eventos monumentais em cenários monumentais, com a sorte de a China ter vencido ambos, contribuindo para um ambiente inesquecível. "Zhong Guo jia you"!!!!


Decidimos trajar-nos a rigor, seguindo a máxima "na China faz como os chineses" e adornámo-nos com umas fitas de cabeça para apoiar o país anfitrião. Acabámos a jantar num restaurante tradicional, um fantástico "Pato à Pequim". A refeição, para três, chegava para cinco e custou-nos menos de €10,00.

A grandiosidade da China e a simpatia do povo são uma constante. Ainda que simpáticos e prestáveis, tem uma forma de pensar as coisas diferente da nossa o que, na maior parte dos casos complica a comunicação, situação que, à boa maneira portuguesa vamos ultrapassando.

De qualquer forma, deixo a sugestão de aprenderem mandarim. A China é o futuro, se é que não é já o presente!

1 comentário:

Anónimo disse...

bom depois de saber os efeitos secundários do escorpião...fico contente por só teres comido a pata... é que nunca se sabe!!!!

Pela foto verifico que o rôto à esquerda comeu a pata, o rabo e repetiu 4 vezes... o puto está com um ar demoniaco e nunca se sabe os estragos que anda a fazer...

Consta até que o "papa medalhas" depois da foto com ele...até está a nadar mais...

Cuida-te e não te convertas!!!!

abraço
PG