segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Duas mãos cheias


Pois é. Está completada a minha décima maratona, mais uma - a quarta, em Sevilha.

Estava perfeitamente consciente do que estava a valer. Assim, tinha uma de duas opções: sair a 3'50"/Km, tentando ajudar o meu amigo Pedro Monteiro a fazer a marca que ele ambicionava (Sub 2h45), com a certeza de que iria pagar a factura no final da prova ou, fazer apenas a minha corrida, num ritmo na ordem dos 3'55". Como não encontrei o Pedro na saída a decisão foi fácil.

Rapidamente encaixei num grupo com o andamento pretendido e nele me mantive até perto do Km20. Aqui deixei-os afastar demasiado e não consegui colar. Tentei, com a ajuda de um atleta que me ultrapasou mas, só consegui mesmo, quando um segundo atleta me ultrapassa e, a esse sim, consegui colar. Reentrado no grupo as sensações voltaram a melhorar e lá fiz mais uns oito quilómetros tranquilos e confortáveis.

Ia a correr com alguma folga. Seguia com cerca de 6 ppm abaixo daquele que era o meu ritmo de prova. Preferi essa abordagem, mais conservadora, pois temia que o volume mais reduzido com que preparei esta maratona pudesse fazer estragos a nível muscular na parte final da prova.

Entrei nos 10Km finais - na passagem pelo Estádio do Bétis, com boas sensações e reserva de frequência cardíaca. Forcei o andamento e comecei a passar bastantes atletas também incentivado pelo muito público que enche as "calles sevillanas". Parece que ano após ano há mais gente na rua.

O tempo ia curto para as 2h45' e a parte muscular indiciava alguma fadiga, mas era já ali. Estava feita!

Registo final 2h46', 184º da Geral, 15º do Escalão. Do Km25 até final recuperei 168 lugares!

A Maratona de Sevilha ganhou outra dimensão. Mais atletas, mais oferta em termos de organização, um speaker português, mas continua com a sua essência genuína. É uma excelente prova para correr a distância.

E como a Maratona não é só correr um obrigado especial aos meus amigos Gonçalo, Ivana, Hugo, Ivone, Gabriel, Guilherme, Vitória e Batata pelo apoio e pelo excelente fim-de-semana. :-)

Next: Half de Lisboa!




2 comentários:

Vitor Oliveira disse...

Embora não seja nem de perto a tua melhor maratona, parabéns pelo excelente desempenho!

Um abraço

Sérgio Pontes disse...

Muitos parabéns Fernando, tempo canhão!