segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Dezena


No próximo Domingo tentarei cumprir em Sevilha a minha décima maratona. Será a décima se não contarmos com as duas que já corri em provas Iroman. Mas aí considero que a única semelhança com uma Maratona é mesmo a distância. Tudo o mais é muito diferente.

Será também a quarta maratona que tentarei completar em Sevilha. Já lá fui uma outra vez, mas então apenas para realizar um treino longo de 30Km em ritmo competitivo.

Como já tive oportunidade de escrever, abordei a preparação de forma um pouco diferente. Menos volume de corrida, maior volume de trabalho de força, mais consistência nos treinos longos e de ritmo, com a preciosa ajuda do meu colega de equipa Pedro Monteiro. Aliás, estou convencido que ele estará implacável, assim tenha serenidade para gerir o ímpeto inicial dos primeiros quilómetros. 

As minhas sensações têm sido boas e espero por isso poder transferi-las para o dia da competição. Sairei da box Sub 3h00'. Nos dois últimos anos apenas corri uma maratona, então com um registo de 2h47'. Não poderei assim partir do local de que gostaria, na tentativa de poder encaixar num grupo que corresse para um tempo final de 2h44'/2h45'. Ma s as coisas são como são e tal não será possível. O que contará mesmo serão as adaptações que o corpo conseguiu fazer ao trabalho das últimas dezasseis semanas, e também a resiliência que vários anos de prática de desportos de resistência me têm proporcionado.

Em suma, tentarei concluir com uma marca dentro dos meus registos habituais na distância e sem questões físicas que me impeçam desde logo de começar a preparação com vista ao Ironman que pretendo realizar em Junho.


1 comentário:

Hugo Gomes disse...

Dez maratonas é um marco relevante.

Boa prova Carmo!