segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Today... it's about swimming!

Carlos Alenquer, Rodrigo Carmo, Ricardo Sousa, Gonçalo Carmo,
Diogo Sousa, Nuno Quintanilha, Tomás Fernandes e Bernardo Moreira
Decorreu no passado fim-de-semana o Campeonato Nacional de Clubes da I e II divisões. Julgo que todos serão unânimes: é a prova mais espectacular da natação nacional.

O modelo competitivo é aliciante. Oito equipas na primeira divisão, dezasseis na segunda. Em cada prova cada clube faz-se representar por um nadador. Cada nadador pode nadar um máximo de 3 provas, mais as estafetas. Por prova, à equipa vencedora, são atribuídos 17 pontos (9 na primeira divisão). À segunda 15 (7), à terceira 14 (6) e assim sucessivamente. No final dos dois dias de competição, a equipa mais pontuada é a vencedora.

Há dois anos atrás, a equipa do CNCVG foi desclassificada quando seguia na liderança. Um erro na inscrição de um atleta atirou a equipa, que subiria então à I divisão, para a III divisão. No ano passado venceram a III e, o grande objectivo para este ano passava por alcançar um dos dois primeiros lugares de acesso à divisão principal.

Foi um campeonato imensamente competitivo, onde os mais novos da equipa se superaram, melhorando os seus melhores registos pessoais em todas as provas. Depois de alcançar a liderança na segunda jornada o CNCVG foi acumulando vantagem. Na última jornada, Nuno Quintanilha fez uns magistrais 400m Estilos (alcançou o melhor tempo entre a I e II divisões juntas) e, na prova seguinte, Diogo Sousa vencia os 100m L colocando o CNCVG com uma margem muito confortável.

Tudo ficava para decidir na estafeta 4 X 200L. Bastava não cometer erros na rendição e evitar falsas partidas. Foi isso que os nadadores fizeram, dilatando um pouco aqueles que são os seus normais tempos de rendição, mas chegando ao fim sem sobressaltos. O meu filho Gonçalo integrou a equipa, nadando os 200m L, 400m L e 1500m L e ainda as três estafetas.

Parabéns ao Nuno Quintanilha, Bernardo Moreira, Diogo Sousa, Gonçalo Carmo, Ricardo Sousa, Rodrigo Carmo, aos suplentes Carlos Alenquer e Tomás Fernandes, e aos treinadores José Machado e Edgar Andrade.

Inês Fernandes, Beatriz Carmo, Ana Beatriz Pereira,
Rita Fernandes, Ana Filipa Carmo e Mariana Machado
A equipa feminina esteve também em competição. De possíveis candidatas à descida, no cenário traçado em Setembro deste ano, acabaram a meio da tabela, de forma muito tranquila. Estiveram soberbas. A minha filha Beatriz também integrou a equipa, nadando os 100m L, 200m L, 400m L e as três estafetas.

A foto é do Paulo Fernandes.

2 comentários:

Pedro Amaral disse...

Parabéns aos dois elementos mais novos da familia Carmo pelo fantástico desempenho (de que tive conhecimento não só pelas palavras aqui registadas mas também porque "tive gente infiltrada" na arbitragem da prova), mas também pelo espirito desportivo da familia que se vai renovando...

Fernando Carmo disse...

Gosto! :-)