domingo, 2 de dezembro de 2012

Primeiro mesociclo cumprido

Está cumprido o primeiro mesociclo da preparação para a Maratona de Sevilha. Um mesociclo é um conjunto de microciclos, orientados para um determinado objectivo, sendo que aqueles são um conjunto de unidades de treino. O meu planeamento tem 6 mesociclos.

Os treinos tem vários objectivos pelo que são, consequentemente, diferentes. Treinos a ritmo moderado e com cerca de 1h de duração, treinos na pista com intervalos de recuperação que permitam velocidades mais elevadas, treinos em ritmo de prova ou treinos de regeneração, fazem parte do cardápio. Em todas as semanas há também uma sessão mais comprida, que poderá variar entre 1h20' a 2'40', já perto das últimas semanas. Hoje foi um desses dias, com uma sessão de apenas 1h25', por nos econtrarmos numa semana de regeneração.

O Garmin 910XT tem a particularidade de gravar o registo do trajecto (track) através de um sistema de GPS. Depois, no portal da Garmin podemos analisar uma imensidão de dados, que passam pela frequência cardíaca, velocidades, distâncias, tempo, relacionando-os entre si, de modo a obter importantes informações para afinar a prescrição do treino. É um portal que, na minha opinião, pode ainda evoluir bastante neste aspecto.

Para já fica o exemplo do último registo. O de hoje de manhã!



Sem comentários: