segunda-feira, 11 de abril de 2011

DNF

DNF é um acrónimo de "Did not finish", utilizado nos sistemas de classificação de provas desportivas e que significa que um atleta não terminou a sua prova.

Foi isso mesmo que me aconteceu no Triatlo deste fim-de-semana em Quarteira, situação agravada por um deslizar, sempre excitante, pelo asfalto algarvio.

Depois de ter feito um mau segmento de natação iniciei o segmento de ciclismo disposto a recuperar posições. Contudo, logo no primeiro retorno (curva a 180º) senti a frente da bicicleta fugir debaixo de mim e lá fui a raspar pelo alcatrão fora, encolhendo-me para evitar danos maiores, no caso de alguém mais se envolver comigo. Felizmente, todos os do grupo conseguiram escapar.

Rapidamente apanhei a bicicleta, montei, arranquei e... voltei a cair do mesmo modo. Percebi então que, o pneu da frente estava completamente vazio. Terá sido numa pancada que, momentos antes, havia dado num ressalto da pintura da estrada, eventualmente associado a uma deficiente montagem da câmara de ar.

Os meus "novinhos a estrear" Vittoria Corsa Evo, conhecidos por serem a escolha de muitos dos melhores ciclistas internacionais de nada me valeram... Vazios, obviamente, não detêm qualquer propriedade de aderência... :-(

Regressei a pé até ao Parque de Transição, passei na ambulância para lavar as feridas (o médico queria que eu fosse para o Centro de Saúde ao que lhe respondi que nem pensasse em semelhante coisa) e fui para a zona de recobro assistir à chegada dos atletas. Brincava com os que habitualmente me ganham: - Só agora? Saí à tua frente da água!. Alguns havia que, por momentos, ficavam incrédulos, a pensar como Diabo havia sido aquilo possível e como é que eu já ali estava, com um ar repousado! :-D

Quarteira seria o meu primeiro triatlo da época e serviria para "avaliação de desempenho", com vista ao Longo de Lisboa, já no dia 30. Ficou sem efeito! Valeu pelo desempenho do resto dos meus parceiros de equipa, na qual incluo a do meu filho Gonçalo no Aquatlo que decorreu minutos antes.

Agora a dúvida: ir a Coimbra afinar a máquina ou encharcar-me de quilómetros de ciclismo? Tenho até mais logo para decidir. :-D

A foto é da Rita Ramos: alguns daqueles que tornam o triatlo do CN CVG uma actividade tão gratificante (da esquerda para a direita: Ricardo Silva, Fábia Gama, Mariana Matos, Mitos Figueira, Paulo Lamego, Gonçalo Carmo, Eu, Miguel Gomes, Pedro Machado e João Serôdio). O Francisco Machado, o Manuel e o Barbosa já haviam desaparecido...

1 comentário:

Lénia disse...

É assim mesmo, Fernando, acontece aos melhores, por isso é que nnca me aconteceu...:-) felizmente, ainda não tenho categoria para essas peripécias.

Pelo menos deu para curtir o solzinho bom que fez em Quarteira. E hoje está ainda melhor, sem uma ponta de vento.

Espero que já estejas a recuperar bem das mazelas e boa sorte prá próxima.
Bjo

Ps: pelo menos este ano não terás perdido as chaves. O que será q te acontece pró ano?!...