segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Olha!!!!... Um Top 10!!!


Cumpridas que estavam seis semanas de preparação para a Maratona de Sevilha, a meia de Lisboa surgia no momento ideal para mais um teste a ritmo competitivo.

Este ano o percurso da prova mudou e a meteorologia prometia uma tempestade, mas nada que nos abalasse, na nossa determinação de dar cumprimento ao planeado. Deixei o carro junto ao Estádio 1º de Maio e, juntamente com o Silva, o Gonçalo e o Barbosa, trotámos os 6Kms que distavam do estádio do INATEL até à partida. Serviu de aquecimento, mas também, para juntar mais uns preciosos quilómetros à agenda semanal.

Um mau posicionamento à partida levou logo a que me visse envolvido no meio de corredores mais lentos, tendo de ziguezaguear constantemente, até conseguir encontrar uma linha que me permitisse entrar no meu ritmo. Fiz os primeiros quilómetros na companhia do Manuel Alves, companheiro de Triatlo que vinha de fazer coisas bonitas na Longa Distância, precisamente três semanas antes, em Clearwater (EUA).

Logo ao terceiro quilómetro tive de efectuar um "pee stop" estratégico em plena 24 de Julho, que me fez perder uns 30" e a companhia do Manuel. Voltei à corrida e fui em busca dele, algo que só consegui na passagem em Alcântara, já na direcção do Oriente. Mantive o ritmo e acabei por ficar sózinho outra vez, passando de quando em vez alguns atletas que me precediam.

Acabei por alcançar o José Capela, que me reconheceu por via da blogosfera. Partilhámos lado a lado os últimos 5Kms do dia, sofrendo nas intermináveis rampas com o vento frontal que então soprava em Lisboa. Acabei por chegar mais fresco ao quilómetro final, o que me permitiu concluir a prova isolado, com o registo de 1h20'11". Só à noite constatei que tinha ficado na 10ª posição da geral e 2ª do meu escalão.

Apesar de um registo longe do meu melhor nesta distância, uma vez pesadas as circunstâncias, acabei por ficar satisfeito com o meu desempenho. Se não vejamos:
  • Passei aos 10Km com um registo de 37'25", nos quais se incluíam 30" da "pee stop", 5Km de vento de frente e uma partida com tráfego;
  • Passei aos 15Km com um registo de 55'39", o que conferia uma média aproximada de 3'40"/Km.
  • Nos últimos 4km a média passou de 3'40" para 4'30"/Km...
  • Ou seja, nos últimos 4 Km perdi 3'20" o que atiraria o tempo para uma marca muito mais interessante.
Em suma, considero ter alcançado um bom registo, atendendo aos condicionalismos da prova e face às 10 semanas que estão em falta...

A foto é do Ricardo Silva. Seguia então com o Manuel Alves, por altura do primeiro quilómetro da prova.

6 comentários:

Ricardo Francisco disse...

Boa prova Fernando. Estava na bancada a ver o pessoal chegar e consegui ver-te também. Logo ali vi que estavas no top 10 e muito em cima do Carlos Gomes por exemplo. A parte final era realmente dificil pois também andei por ali a treinar e o tempo foi bem interessante.
Um bom prenuncio para Sevilha.Encontramo-nos certamente ou em Lisboa ou na Amadora ! Um abraço e bons treinos até lá.

LM disse...

Boas Fernando,

Infelizmante não deu para fazer nem sequer para ir ver a prova, mas vejo que estás a ficar em forma e a pensar numa GRANDE marca em Sevilha, força aí!!! Abraço

Barbosa disse...

Muito bem, Grande Mestre Espartano. Já agora, o endereço do meu blogue é
www.w4iron.blogspot.com. Abraços!

sica disse...

Grande Carmo

José Capela disse...

Boas, Fernando...

Aqueles ultimos 5 kms foram mesmo duros! Foi excelente a tua companhia para atenuarmos a dificuldade que o percurso final tinha. Também eu fiquei espantado quando vi a classificação!

Boa sorte para as aventuras desportivas que estás sempre envolvido.

Abraço

José Capela

António Almeida disse...

Olá Fernando Carmo
parabéns pela classificação e pelo tempo efectuado, Sevilha promete, continuação pois de bons treinos.
Abraço.