domingo, 14 de setembro de 2008

Meia de S. João das Lampas - Crónica do desempenho de um tótó


O ano passado, logo após completar a 31ª da prova saloia, prometi a mim mesmo que não voltaria a corrê-la. É dura, demasiado dura, com descidas bastante acentuadas que causam grande dano muscular.

Mas como um ano é muito tempo e a minha memória algo curta, este ano lé me inscrevi de novo, enfrentando a competição com mais alguns quilómetros nas pernas. Nada de significativo, nem tão pouco com qualidade, mas entre bicicleta e a corrida tenho treinado diariamente.

Consegui encaixar num grupo durante os primeiros 6Kms. O andamento era simpático: 7'05" para os primeiros 2Kms. Permaneci com eles até ao final da subida de Santa Susana, durante a qual havia já acontecido a primeira cisão. Quando entrámos no plano, na direcção de Odrinhas, descolei também e acabei por ficar só, seguindo a cerca de 50m do tal grupo.

Nas descidas mais acentuadas do trajecto, acabei por perder mais nove posições. Era então 0 33º. Nos últimos dois quilómetros o percurso era plano, mas o vento soprava frontal. Mesmo assim, encontrei um bom ritmo e recuperei duas posições. O último atleta que ultrapassei colou-se a mim, aproveitando a boleia na luta contra o vento.

A cerca de 500m do final atacou e eu respondi. Voltou a atacar e eu tornei a responder. Até que perguntei a mim próprio: - Para quê forçar o andamento não estando treinado? E decidi afrouxar para o ritmo que trazia, apenas garantindo não ser ultrapassado por ninguém até final.

Terminei em 33º lugar, com 1h23'49", ou seja rodando em 3'58"/Km, o que nem é mau atendendo ao perfil da prova e eu meu nível de treino. Mas é aqui que surge o Tótó, algo que só me apercebi mais tarde, quando em casa consultei a classificação na net. O atleta com quem não disputei a chegada, chegou 3" à minha frente e era do meu escalão. Fiquei em 6º do escalão e ele em 5º, o último lugar que dava direito a prémio monetário. Podia ter perdido o sprint, mas ao menos tentava! :-(

Hoje tinha planeado uma volta grande de bicicleta de estrada (130Km). Contudo, uma estranha força colou-me à cama e tive de reduzir a distância para metade... Enfim, o descanso também é essencial! :-D

5 comentários:

Ricardo Francisco disse...

Tás a ver ???Tu não te capacitas que és um veterano (?) I de qualidade e depois dá nisto.Sempre dava para a gasolina e o lanche!Quer dizer...vou eu de surra a S.João Das Rampas pela 4ªvez a pensar: È um treino durinho que é para fazer supresa no Estoril enquanto o Seu Fernando anda a fazer de Alberto Contador e e...vejo o meu amigo na meta e pensei:Bom teve a mesma ideia e se calhar tá fraquito e veio dar tudo para fazer 1h30m e tal. vejo a classificação e pronto.O meu amigo é mesmo atleta à séria.Abaixo de 4 ao km nas Rampas é lixado..Tou a ver que vou ter de me contentar com a meta volante no fim da natação no tamariz...Sim!!!Tou farto de nadar de um lado para o outro para ver se ao menos obrigo o meu amigo a perseguir !
Forte abraço Fernando. Tu no pelotão do atletismo como veterano já tás marcado na lista dos most dangerous...Ou pensas que eles andam a dormir ?

Ricardo Francisco disse...

È só para avisá-lo que este atleta fez 1h31m ( quando deu o tiro de partida estava numa casa de banho por ali !!!daí na classificação tar 1m30s a mais ) com 3km de natação de manhã,4 horitas de sono e a fazer as rampas só a passar o pézinho...
Se lá fosse à séria tinha ido com o queniano e mais não digo...muita atenção ao dia 12 ::))))

Fernando Carmo disse...

Boas Ricardo,

Agradeço os teus comentários mas, sinceramente, acho que estás a exagerar.

Antes assim fosse... Dá para fazer umas flores nas maratonas porque tenho chegado lá bem preparado! De resto... vamos desfrutando!

Nadais disse...

fernando,

mesmo sendo um corredor de rua pré-iniciante a bicicleta já começa a me atrair.

minha indagação é se utiliza-a como treinos para correr ou para participar de provas dessa modalidade.

agrada-me ler tuas escritas.

atenciosamente

nadais

Fernando Carmo disse...

Em primeiro lugar, obrigado pelas tuas palavras. Um dos objectivos deste blog é o de despertar nos outros a vontade de experimentar novos desafios na área desportiva.

A bicicleta surgiu na minha vida, na forma de BTT, quando deixei de jogar basquetebol. Daí ao triatlo foi um pequeno passo e agora surge associada também ao treino.

Primeiro porque, em termos cardiovasculares, permite fazer treinos longos, de baixa intensidade e com pouco impacto. Depois porque desenjoa da corrida. Experimenta pedalar um pouco e complementar com mais meia-hora de corrida! :-D