
O ano passado, logo após completar a 31ª da prova saloia, prometi a mim mesmo que não voltaria a corrê-la. É dura, demasiado dura, com descidas bastante acentuadas que causam grande dano muscular.
Mas como um ano é muito tempo e a minha memória algo curta, este ano lé me inscrevi de novo, enfrentando a competição com mais alguns quilómetros nas pernas. Nada de significativo, nem tão pouco com qualidade, mas entre bicicleta e a corrida tenho treinado diariamente.
Consegui encaixar num grupo durante os primeiros 6Kms. O andamento era simpático: 7'05" para os primeiros 2Kms. Permaneci com eles até ao final da subida de Santa Susana, durante a qual havia já acontecido a primeira cisão. Quando entrámos no plano, na direcção de Odrinhas, descolei também e acabei por ficar só, seguindo a cerca de 50m do tal grupo.
Nas descidas mais acentuadas do trajecto, acabei por perder mais nove posições. Era então 0 33º. Nos últimos dois quilómetros o percurso era plano, mas o vento soprava frontal. Mesmo assim, encontrei um bom ritmo e recuperei duas posições. O último atleta que ultrapassei colou-se a mim, aproveitando a boleia na luta contra o vento.
A cerca de 500m do final atacou e eu respondi. Voltou a atacar e eu tornei a responder. Até que perguntei a mim próprio: - Para quê forçar o andamento não estando treinado? E decidi afrouxar para o ritmo que trazia, apenas garantindo não ser ultrapassado por ninguém até final.
Terminei em 33º lugar, com 1h23'49", ou seja rodando em 3'58"/Km, o que nem é mau atendendo ao perfil da prova e eu meu nível de treino. Mas é aqui que surge o Tótó, algo que só me apercebi mais tarde, quando em casa consultei a classificação na net. O atleta com quem não disputei a chegada, chegou 3" à minha frente e era do meu escalão. Fiquei em 6º do escalão e ele em 5º, o último lugar que dava direito a prémio monetário. Podia ter perdido o sprint, mas ao menos tentava! :-(
Hoje tinha planeado uma volta grande de bicicleta de estrada (130Km). Contudo, uma estranha força colou-me à cama e tive de reduzir a distância para metade... Enfim, o descanso também é essencial! :-D