segunda-feira, 21 de maio de 2018

Viseu Triathlon


Segunda prova da época. Mais um passo na direcção do Kailua Pier, em Kona.

O Viseu Triathlon despertou o meu interesse por ser uma prova sem roda e pela distância pouco usual: (2; 60; 15)Km, formato em que nunca havia competido e que parecia interessante para treinar em ambiente de competição.

Era também uma prova simples - sem cronometragem electrónica, mas, as coisas simples são, muitas vezes, fantásticas. Um evento recheado de atenção para com os atletas, envolvimento dos voluntários e das forças de segurança no controlo do tráfego. 


A Barragem de Fagilde foi o local escolhido para as duas voltas de natação. Local muito aprazível, água a 21ºC. Natação muito tranquila cumprida em cerca de 37'.

O segmento de ciclismo ligava a dita barragem a Viseu. Em linha recta serão cerca de 10Km, mas o percurso traçado levava-nos, inicialmente, para o lado oposto, para Mangualde. Depois rumava a sul até perto de Canas de Senhorim, passando na preciosa localidade de Caldas de S. Gemil, retornando daí a Viseu. Percurso exigente, com subidas longas, zonas técnicas, empedrado, bom piso, piso menos bom... havia de tudo. Cumpri-o com média superior a 31 Km/h o puxar quase todos os Watt disponíveis.


Por fim, o segmento de 15Km de corrida, com 6 voltas no Parque Radial de Santiago, em Viseu. Percurso recheado de curvas que aumentava significativamente a sua dificuldade e no qual tive alguma quebra, resultante da intensidade colocada durante o ciclismo.


Acabei em 19º da geral (entre 146 atletas) vencendo o AG 50-54. Um primeiro lugar que não acontecia desde o Triatlo do Fundão em 2007.

Uma prova para pensar repetir em 2019.

Fotos de Viseu Triathlon, António Fernandes e Teresa Cardoso

#tachapim #campingoleiros #speedo #em3



Sem comentários: