terça-feira, 11 de setembro de 2018

Quase lá...

Faltam menos de 5 semanas para a grande competição desta época desportiva: o Ironman Hawaii. Optei por competir pouco durante esta época privilegiando os momento de treino e os estágios de ciclismo na região centro.

As minhas duas últimas competições foram o Triatlo de Oeiras, na distância Sprint e o Half do Douro, prova que atribuía os títulos de campeão nacional de média distância.

Oeiras acabou por ser uma prova sem grande história mas com uma boa dose de intensidade.

Já no Douro as coisas foram diferentes. A começar pelo traçado da prova que deixou de contemplar a subida a Lamego e a corrida naquela cidade. Agora, totalmente em Peso da Régua e nas margens do rio Douro, o belo rio Douro.





A natação foi dentro do registo habitual. Uma natação em água doce e com corrente é sempre um pouco mais lenta. Os 90Km de ciclismo foram cumpridos a uma média de 37Km/h, com a preocupação de manter a intensidade dentro da zona alvo. As coisas até corriam bem e, no início deste segmento, era o segundo do agegroup [50-54].

Contudo, após alguns metros percebi o quão desgastado estava. A corrida não tinha fluidez alguma e a fadiga muscular geral era enorme. Havia que escolher de entre encostar logo ali, ou concluir a prova. Optei pela segunda opção, em nítido modo de sobrevivência e sem me preocupar com o relógio. A coisa estava tão complicada que nos últimos quilómetros tive, pela primeira vez na minha vida, cãibras! Pasme-se!

Corri (sobrevivi) num registo miserável de 2h03 e acabei a prova como quarto do agegroup [50-54].


A esta situação não terá sido alheia a carga de treino em Agosto. Não pelos seus valores absolutos mas, sobretudo, pelas condições em que foi administrada. Um fim-de-semana na Serra da Estrela onde os termómetros marcavam 35ºC na Torre, aos 2000m de altitude; no fim-de-semana seguinte 100 Milhas na serra algarvia; e no outro depois, repeti a solo o trajecto do GrandFondo Algarve 2018, com bicicleta TT e com temperaturas muito elevadas. Em suma, cheguei bem espremido para competir no Douro.


Mas nestas questões há que ser muito pragmático. Se queremos ser bem sucedidos na abordagem ao nosso objectivo, não podemos gastar cartuchos noutras ocasiões.

A próxima e última do ano será a 13 de Outubro na Big Island do Hawaii: Kona!



Sem comentários: