terça-feira, 2 de maio de 2017

Beliscão no planeamento... por uma boa causa, chamada Estrelita!

Algures entre Gonçalo e Seixo Amarelo (Guarda)
Não era bem isto que tinha no meu planeamento. Mas, uma ida tão perto da grande serra não se pode desperdiçar e, como tal, lá fui limpar as pernas à Estrela.


Aproveitando uma deslocação à Guarda levei a bicicleta e dois tracks alternativos, porque a meteorologia não estava de todo favorável para brincadeiras na montanha. Assim, a minha primeira opção seria Guarda, Covilhã, Torre, Manteigas, Guarda, enquanto uma segunda hipótese rumava aos lados de Sortelha e Sabugal, em cotas mais baixas e, como tal, menos expostas.


Fonte Paulo Luís Martins
Verifiquei também que a minha capacidade de persuasão anda pelas ruas da amargura. Pois... Não consegui convencer uma alma que fosse para me fazer companhia e lá acabei por ir a solo.

Saí da Guarda com chuva, com frio, e com muito, muito vento. Pensei ir até Belmonte e, caso se mantivesse a intempérie voltaria à Guarda. O regresso seria a subir e logo aqueceria. Felizmente, quando cheguei a Belmonte, o sol espreitava. Sequei e continuei para o segundo objectivo: Covilhã. Mais uma vez pensei que, se estivesse mau no alto, regressaria pelo mesmo caminho.


Mas o sol raiava na Covilhã e, no alto, apesar das nuvens, a coisa não parecia assim tão agreste. Comecei a escalada para a Torre de forma tranquila. Tão tranquila como os meus andamentos 39*25 me permitiam. O vento fazia-se sentir cada vez mais e a cerca de 3Km das Penhas da Saúde uma rabanada quase me atirava ao chão. Como se não bastasse surgia o segundo furo do dia e o stock de câmaras de ar, de remendos e de bombas de CO2 estava nas últimas.


Acabei por remediar o furo. Tinha pneu mas com muito pouca pressão, o que aumentava a dificuldade de pedaleio. Mais, o vento estava frontal e fortíssimo e, para não destoar, as nuvens sobre a Torre tinham cor de chumbo. Pois... a Torre ficaria para outro dia. Conheço relativamente bem a serra e, se aos 1600m estava assim, aos 2000m seria um verdadeiro Inferno.

O vale glaciar do Zêzere

Desse modo, em Piornos virei de imediato para Manteigas e comecei a descida para o coração da Estrela de forma tranquila, pelo vento, pelo frio e pelo pneu dianteiro que não inspirava confiança. Foi sempre a descer até Vale de Sameiro, em estrada irrepreensível.

Virei na direcção de Gonçalo e de Seixo Amarelo, por estradas que não conhecia, mas que me encheram as medidas. Ausência de tráfego, pavimento impecável, vistas assombrosas.


Não foi exactamente o que tinha planeado para este treino. Mas, dadas as vicissitudes do dia, acabou por ser um excelente treino mental, na superação de todas as dificuldades que foram surgindo: o vento, a chuva, o frio, as avarias mecânicas. E o Ironman precisa tanto destas coisas... :-)

Sem comentários: