domingo, 28 de setembro de 2014

Frustração

Vista de Zahara. Na véspera do Titan havia sol no céu.
Ontem devia ter concluído a minha época de triatlo de 2014. Devia porque, a prova que elegi para o fazer, o Triatlon Titan, simplesmente foi cancelada e transformada num Aquatlo.

O Titan é uma prova disputada no coração da Serra de Cádiz, com sede na vila de Zahara, que envolve toda a população. Mesmo não tendo competido percebi o carinho que aquela gente nutre pela sua prova e o que faz para que todos os atletas se sintam em família.

Durante a noite, e fora das previsões meteorológicas para o local, caiu uma tromba de água, a qual arrastou para as estradas da serra lama e pedras, tornando as mesmas inseguras para a prática do ciclismo e para a circulação das viaturas da organização. A isto acrescia o perigo de hipotermia. Andar a 1400m de altitude, vestido de licra, molhado a descer a boa velocidade, iria, seguramente fazer muitos estragos no pelotão. Recordem-se do que aconteceu há dois anos no Triatlo de S. Jacinto, ao nível do mar... Quantos sofreram de hipotermia?

Perante os factos e na defesa da segurança dos atletas, a organização decidiu transformar a prova num aquatlo - natação seguida de corrida, eliminando assim o segmento de ciclismo. As distâncias seriam de 4Km a nadar e 37Km a correr, subindo ao pico da serra - Las Palomas, voltando a descer e subindo de novo para a meta instalada em Zahara.

Confrontado com este novo figurino decidi não alinhar à partida. Durante a minha preparação para o Titan apostei, sobretudo, naquilo em que esta prova é mais exigente: o ciclismo. Sentia-me bem preparado para subir a serra de Cádiz. Já o mesmo não posso dizer no que respeita à natação e à corrida. As águas frias no mar, durante o Verão, afastaram-me da natação durante as férias. Não nadei, aquilo que considerava ser adequado para a minha preparação. Na corrida passou-se o mesmo. Um toque no tendão de Aquiles condicionou-me a preparação. Mas chegava para cumprir a distância da prova. Sabia contudo, que a minha preparação era insuficiente para aguentar o massacre que seria a descida de Las Palomas, sem um possível estrago físico.

E pronto. Foi assim que acabou o meu primeiro Titan Mesmo antes de começar! Para o ano há mais. Veremos se terei então condições e vontade de participar.

Para já está encerrada a paupérrima época de 2014, durante a qual competi apenas em três provas: Triatlo Longo de Lisboa, Triatlo de Oeiras e Iberman.

Estou assim em período de profunda reflexão sobre a minha época de 2015.

4 comentários:

Vitor Oliveira disse...

Força Fernando, não te deixes abater, a próxima época será melhor com certeza!

Um abraço

Miguel disse...

Pelo pouco que te conheci em Zahara, posso dizer que a tua serenidade e força de vontade depois da discrição que me fizeste do teu Iberman, fazem falta no ambiente do triatlo, por isso arranja por aí uns objectivos para 2015, abraço

Fernando Carmo disse...

:-)
Obrigado Miguel. Seguramente surgirão.
Espero poder cumpri-los melhor do que em 2014 e, sobretudo, cruzar a meta em Zahara!

manuel machado disse...

Ola Fernando, já te disse, há por aí tantas provas de corrida a pé bem interessantes...vem aos 100km do Sahara em 2015.