segunda-feira, 19 de maio de 2014

Tomar café em Valada


À saída de Valada
Na aproximação à minha participação no Iberman 2014 - faltam 4 semanas, os treinos longo de ciclismo vão continuando e os destinos escolhidos vão variando. Isto para não me saturar das habituais zonas de treino, passando pelas mesmas estradas, e olhando as mesmas paisagens.



Há já algum tempo que pretendia explorar a zona da lezíria ribatejana, a zona que tantas vezes o Tejo alaga e enriquece. Assim, tracei um percurso com cerca de 160Km, cujos quilómetros iniciais se estendiam pela margem norte do Tejo até Valada. Foi precisamente nesta localidade que efectuámos uma breve paragem para beber um café, junto ao Tejo, o qual haveríamos de cruzar, poucos quilómetros à frente, pela soberba ponte Rainha D. Amélia.

Ponte Rainha D. Amélia
Esta obra de engenharia, foi inaugurada em 1904 pelo Rei D. Carlos. Inicialmente destinava-se à circulação ferroviária, tendo sido posteriormente convertida numa ponte para circulação rodoviária. Com quase 1Km de extensão, tem apenas uma via. Felizmente, nas laterais possui, de um lado, uma via pedonal, do outro, uma ciclovia.




Já na margem sul do Tejo, em estradas completamente planas, foi tempo de colocar toda a força nos pedais para alcançar médias simpáticas. A partir de Vila Franca de Xira aumentou o trânsito e o ritmo, necessariamente, teve de diminuir.

Para o fim, ficou a sempre desafiante subida de Loures para Albogas, mais complicada de fazer quando a abordamos já com 150Km nas pernas.

Parte da equipa do CNCVG
Foi mais um excelente treino de ciclismo, feito na companhia de alguns dos meus colegas de equipa do CNCVG, que conseguem sempre transformar estas ocasiões em excelentes momentos. Obrigado.





Fotos do Ricardo Silva, perto de Valada e de Manuel António Cruz em Olhares.com

1 comentário:

Inês disse...


Venho por este meio solicitar o seu contacto de email para enviar informação referente à corrida 10k UNICEF.
Obrigada

Ines Serras

ines.serras @uppartner.pt