segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A estreia no Ironman

Só falta amanhecer...
O meu grande objectivo desportivo de 2013 estava marcado para o dia 05 de Outubro - dia da implantação da República Portuguesa. Aconteceria em terras espanholas e seria a minha estreia na distância mítica do Triatlo - o Ironman, com 3,8Km a nadar, 180Km de bicicleta e 42,198Km de corrida, para encerrar em beleza.


Um cenário grandioso para abrir o dia em beleza
Depois de sete meses de preparação, sentia-me em excelente condição para enfrentar a distância, fruto do magnífico trabalho do Paulo Conde, que fez um planeamento do treino fantástico, no sentido de poder potenciar as minhas melhores características. Assim, as minhas expectativas estavam em alta. Queria não só levar de vencida a distância mas, também, estar entre os melhores do meu grupo de idade [45-49].

Assisti ao nascer do sol em plena praia e, pelas 8h15 soou o tiro de partida. Era tempo dos cerca de 700 atletas se fazerem ao caminho. O sol, ainda a nascer no enfiamento das bóias, dificultava a navegação. Talvez em função dessas dificuldades acrescidas o meu Garmin tenha registado 4,36Km em vez dos previstos 3,8Km. Ainda assim, o tempo final do segmento correspondeu à minha estimativa: 1h15'.


Numa das muitas subidas do percurso
Estava concluído o meu segmento mais frágil, ainda que, neste caso, o mais fácil da prova. Era tempo de montar a bicicleta de contra-relógio, e enfrentar o percurso que rumava a norte, divergindo na direcção de Pomarão e Mértola, já em Portugal, de onde desceríamos de novo para Vila Real de Santo António.




Vamos lá correr uma maratona...
O percurso foi de extrema exigência. Ora devido ao vento frontal que se fazia sentir nas zonas rolantes, ora devido ao sobe e desce constante que caracterizava a sua segunda metade. A dificuldade não estava nas subidas, mas antes, nas permanentes alterações de ritmo que a variabilidade do percurso introduzia. O segmento de ciclismo ficou ainda marcado por um erro num reabastecimento, que me levou a ficar sem água, pois, por engano, deram-me um bidão de bebida isotónica, algo que eu dispensava naquela altura.

Chegava a Vila Real de Stº António ao fim de 5h42, com uma média a roçar os 31Km/h, bastante boa face às dificuldades que o segmento encerrava. Estavam lançados os dados para a última dificuldade do dia. E que dificuldade viria a ser...


A cerca de 10Km do final
As coisas ainda começaram dentro do intervalo de ritmo que tinha definido para correr. Nessa altura assumi a liderança da prova no meu escalão. Contudo, depois de passar o sapal de Castro Marim, os viadutos de acesso à ponte sobre o Guadiana, primeiro, e a subida para Ayamonte, depois, arrasaram-me por completo.

Viria a perder essa mesma liderança, pouco antes de entrar num dos troços de terra batida do percurso. Mas o pior estava mesmo para vir. Primeiro, um pinhal com o piso em areia solta. Valia a caruma para tentar pisar em algo consistente. Depois, ao Km 33, dois quilómetros em plena praia, onde a maré subida nos obrigava a correr também na areia solta. Sinceramente, julgo que um IronMan já tem dureza suficiente. Não valia a pena terem-na exponenciado!



Feito!
A aproximação à meta foi feita com extrema alegria, "empurrado" pelo vibrante apoio do sempre muito público que os espanhóis conseguem reunir nestes eventos.

No final, 47º classificado, 3º do grupo de idade [45-49], em 11h10'28", com a enorme sensação de dever cumprido e grande vontade de repetir a distância. De facto o IM é único e só depois de concluirmos um podemos perceber a mística da coisa.

Agradecimentos especiais para a Helena, pela forma extremosa como cuidou do seu marido (eu) :-), para o João Serôdio, Rita, Gonçalo e Ivana (Gabriel e Guilherme incluídos) por se terem deslocado ao sul de Espanha para partilhar comigo estas 11h10' de momentos inesquecíveis e marcantes.


Pódio AGR [45-49]
Nota ainda para os meu colegas de equipa, Manuel Gonçalves que conclui, também com sucesso, a sua prova e João Lourenço, que me desafiou a participar mas, que por lesão se vim impedido de estar na linha de partida.

Fotos da Helena, Rita Ramos e João Serôdio

5 comentários:

Ricardo Francisco disse...

Parabéns é dizer pouco. Agora que já lhe sentiste o «gostinho» na próxima aventura a fasquia vai elevar.
Fico mesmo muito satisfeito por ti Fernando ! You are an Ironman ! O resto é conversa. E que trabalheira dá para chegarmos a um «titulo» destes !
Excelente !
Forte abraço e continua o bom trabalho !

Pedro Sebastião disse...

Parabéns! Tiro o chapéu a quem faz média de 31km/h naquele percurso.

Um abraço.

Hugo Gomes disse...

Parabéns Carmo!

Quando assim é todo o sacrifício feito vale a pena.

Um abraço!

Anónimo disse...

Sem palavras, apenas Parabéns!!!
Abraço,
António Almeida

Buli disse...

Brutal!!
Que maldade terem feito a malta correr nesses pisos!!

Muitos parabéns!! Espero um dia partilhar a experiência de tamanha maluqueira!

Goza os louros, descansa e avisa dos próximos desafios!