segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Fim de semana competitivo... assim como que para espevitar o "motor" :-)

Cumprida a Milha Náutica (1.852m)
mais 100m decorrentes da minha má navegação
Este fim-de-semana foi rico em actividade desportiva e em competição.

No Sábado fui até Cascais participar no Swim Challenge. Pretendia fazer um treino de mar, com fato, antes do IronMan, e essa possibilidade era-me facultada através da participação na Milha Open, onde tive a companhia dos meus colegas de equipa Conde, Serôdio, Gonçalo e Barbosa. Antes disputou-se a Milha para atletas federados, onde o fato isotérmico não era permitido, na qual marcaram presença os meus filhos Gonçalo (9º absoluto e 2º Júnior) e Beatriz (39ª absoluta e 1ª Juvenil).


Fiquei satisfeito com o teste. Nadei dentro do meu nível, com o registo final apenas beliscado com a minha fraca navegação, especialmente durante a primeira das duas voltas do trajecto, que me fizeram percorrer mais 100m do que a distância da prova. No final 62º entre 139 nadadores, com um registo de 35'24".


O Domingo foi dedicado à corrida. Corrida do Tejo. Nesta matéria confesso a minha ingenuidade. Não tinha percebido o porquê da antecipação da prova de Outubro, quando se costumava realizar, para meados de Setembro. Hoje percebi: campanha eleitoral. Ter no palanque o actual Presidente da Câmara a dar a partida com a T-Shirt da sua campanha, ter a meio da prova um grupo da CDU empunhando bandeiras e ter ainda, algures, os do CDS, também em campanha, é a completa instrumentalização de uma prova desportiva. Triste!

Quanto à corrida não teve grande história. Ia para 3'50"/Km, corri para 3'48"/Km e, como previsto regressei ao Jamor a correr em jeito de treino. Foram perto de 20Km de corrida, num fim-de-semana em que descansei um pouco da bicicleta.

Faltam 3 semanas para o Iberman. O trabalho está feito. Agora é não o estragar e abordar a prova de forma correcta.

A quem interessar saber, vou nadar no meu nível sofrível - impossível fazer melhor, e andar de forma generosa na bicicleta de contra relógio com a qual farei a prova. Não serão as rampas de Mértola a preocupar-me sobre o tipo de bicicleta adequado ao percurso. Depois de com ela ter andado, sozinho, no pino do Verão, em plena Serra do Caldeirão não terei qualquer tipo de dúvida. Quanto à corrida, parece que será dura. A Maratona já é dura por si, nestas condições mais dura será. Portanto, o ritmo terá de ser generoso, mas nunca será rápido. Julgo que o grande segredo residirá na alimentação durante o evento, algo que tenho testado permanentemente. Vamos ver!

A foto é da Rita Ramos

5 comentários:

Rita disse...

Nós é que vamos ver... e lá estaremos mesmo para ver, de preferência ver-te a ti passar em cada segmento!!
Rita

david caldeirao disse...

o segredo!? nas receitas existe sempre uma frase que deixa o pessoal na duvida, ...reserve...
esse é o grande segredo ir gerindo o corpo para que ele aguente sempre o km seguinte!!! bem preparado, bem orientado e bem gerido, o IM vai parecer um "passeio no parque" ;)

Fernando Carmo disse...

Palavras sábias de quem sabe. Tentarei seguir o conselho! :-)

Anónimo disse...

Boa noite, onde arranjo as fotos do evento ? no facebook deles não tem nada de jeito.

Abraço

Fernando Carmo disse...

Não faço ideia. Esta foi tirada por uma amiga.