A Specialized Transition Pro com que enfrentarei o Iberman aqui em acção em S. Jacinto - Aveiro |
O Iberman é um triatlo, disputado na distância Ironman, ou seja, 3,8 Km a nadar, 180 Km de bicicleta e os 42,195 Km da maratona final, que terá lugar em Isla Cristina, perto de Huelva - Espanha, e com alguns troços em Portugal, nomeadamente entre Mértola e Vila Real de Santo António.
O percurso de ciclismo será algo exigente e muita tem sido a discussão entre os atletas sobre o tipo de bicicleta a adoptar: uma bicicleta tradicional ou uma bicicleta TT - Time Trial (bicicleta de contra-relógio)? Desde o início que esta dúvida não me assalta. Seguramente a minha opção irá para a TT, aliás, única bicicleta que tenho utilizado nos meus treinos, durante os últimos meses.
Depois de, em Agosto, com ela ter subido a Serra do Caldeirão, no Algarve, e Montejunto, às portas de Lisboa, o teste final foi realizado no passado Domingo, num percurso de 172Km, com cerca de 3.000m de acumulado positivo, realizado na zona do Pinhal Central.
Subidas longas, subidas mais curtas e íngremes, descidas técnicas, zonas rolantes e descidas rápidas, a bater nos 75Km/h. A TT cumpriu em pleno em todos os cenários, ainda que seja, sem dúvida, uma bicicleta para rolar a boa velocidade. Se dúvidas houvesse estariam já dissipadas.
As excelentes condições oferecidas pelo Parque de Campismo de Oleiros levaram-nos, uma vez mais, a escolher aquela unidade como base logística. Quanto ao trajecto encerrava 5 subidas de relevo. Logo a abrir a passagem da Serra do Picoto Raínho. Após isso o cruzamento do rio Zêzere em quatro pontos, com a correspondente subida na margem oposta, mais concretamente para Ferreira do Zêzere, para Cernache do Bonjardim, para Graça - Pedrógão Grande e para Pedrógão Pequeno. Aqui chegados, enfrentaríamos a última e mais longa subida do dia: a Serra de Alvéolos.
Ficou assim concluído, com boas sensações, o último treino longo antes do Ironman. O trabalho está feito. Agora resta descansar, não fazer disparates e enfrentar o grande dia com confiança e com um plano alimentar coerente e efectivo. Sim, mesmo treinado da melhor forma, não se compete durante 10h seguidas a comer porcarias sem nexo!
A foto é da Rita Ramos
1 comentário:
De repente li "... comer porcarias sem sexo!" e não estava a ver como seria possível... :P
Enviar um comentário