segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dureza minhota

Não. Não vou a fumar um cigarro!!!
Vou mesmo a ingerir um gel, nos primeiros metros da corrida.
Decorreu ontem numa das pontas do nosso rectângulo -  Caminha, o Campeonato Nacional de Triatlo Longo - Agegroups.

Partia com grandes expectativas para esta prova. Um lugar no pódio, a piscar o olho ao mais alto deles. Contudo, aquele que tem sido o meu melhor segmento no triatlo - o ciclismo, ontem comprometeu decisivamente as minhas ambições, pois o desempenho foi bem aquém do que poderia esperar, sobretudo num percurso caracterizado por longas subidas que tanto aprecio.

A natação desenrolou-se em pleno Rio Minho, fronteira com Espanha. Fomos transportados para o centro do rio por um ferry-boat que liga, em carreira, os dois países. Saltámos do barco para a água e aguardámos cerca de cinco minutos pela partida.
O ferry Caminha que nos levou ao local de partida

Começámos então a perceber que a corrente do rio, ao contrário do que se supunha, não ajudaria a progressão. Estávamos a nadar sim, contra a corrente. Mesmo no final surgia a foz de outro rio. O Coura desagua no Minho e o percurso obrigava a que o atravessássemos. O Coura é um rio de menor dimensão, de água doce em vez de salgada como o Minho, mas com uma corrente forte que dificultava ainda mais os 100m finais, até ao cais que dava acesso ao Parque de Transição.

O segmento de ciclismo podia dividir-se em 4 sectores. Um sector de ligação de Caminha até ao início da subida da Serra de Arga. Um segundo sector que consistia na ascensão à serra e zona de planalto, com pavimento algo irregular. Em seguida, o terceiro sector, com a descida da serra, piso imaculado, a permitir velocidades na ordem dos 80Km/h. Por fim, um demolidor quarto sector, rompe-pernas, com piso irregular que dificultava a vida aos mais leves, com dificuldade em parar de saltar em cima da bicicleta.

Desde logo percebi que não seria o meu dia. As pernas não estavam frescas o suficiente para enfrentar as rampas de forma célere. Revelava alguma dificuldade em meter as cadências regulares que utilizo neste tipo de subidas e percebia que, desse modo, dificilmente alcançaria os meus adversários directos, que já me levavam algum avanço desde a natação. Apesar de tudo, as sensações melhoraram na segunda volta e permitiram-me recuperar cerca de duas dezenas de posições.

Os primeiros metros de corrida foram dolorosos mas rapidamente encontrei o meu ritmo. Contudo, o percurso era muito complicado nos primeiros e nos últimos 5Km. O piso era extremamente irregular: asfalto, madeira, calçada, terra batida, seixos rolados... havia de tudo num rompe pernas ingrato. Depois, o desejado alcatrão entre os 5Km e os 16Km onde uma vez mais consegui encaixar o meu ritmo e ganhar várias posições. Aliás, ninguém me ultrapassou durante o segmento de corrida.

Concluí a prova na 25ª posição da geral sendo o segundo do meu escalão, portanto, Vice-Campeão Nacional de Triatlo Longo [45-49], atrás do madeirense Paulo Margarido que esteve imbatível no dia de ontem - Parabéns! Fico um pouco desiludido por saber-me mais competente num segmento de ciclismo com aquelas características mas, ontem não fui mesmo capaz de melhor.

Numa prova que marcava a sua primeira edição, destaque especial para o apoio, espectacular e pouco comum entre nós, do público que em Moledo e Vila Praia de Âncora acompanhava o segmento de corrida. Alguns aspectos a melhorar e pode ter nascido uma prova mítica da longa distância em Portugal: pela beleza natural do local, pela hospitalidade minhota, pela dureza marcante do traçado.

As fotos são da organização e de Rui Taxa. Em breve conto ilustrar o post com as da Rita Ramos

3 comentários:

Lénia disse...

Apesar da insatisfação pessoal, os meus parabéns pelo desempenho. Há dias e dias, e talvez sem te aperceberes não estavas num daqueles dias de máxima capacidade. O corpo apesar de ser uma máquina bem desenhada, juntamente com a mente, continua um mistério. Mas dou-te os parabéns sobretudo pelo teu contínuo empenho e dedicação à modalidade. É que isto de treinar todos os dias, juntar-lhe o trabalho e a família e estar sempre em grande forma em 3 modalidades não é para qualquer um, só para os vencedores. Parabéns!

Hugo Gomes disse...

Boas Fernando!

A prova foi de uma grande dureza mas, talvez por isso (e pela boa organização), gostei de a realizar.

Infelizmente não te pude acompanhar no último segmento pois as pernas não quiseram contribuir mas fica para outra altura. :)

Parabéns pelo pódio!

Um abraço!

Buli disse...

Parabéns, vice-campeãoe!!

Boa continuação de treinos para o Super-Longo!

Abraço!