segunda-feira, 11 de março de 2013

Próximo objectivo: Iberman


Dei, na passada segunda-feira, o primeiro passo rumo a um novo objectivo. Desta vez, uma experiência nova: Ironman - a distância mítica para todos os triatletas.

Serão 3,8Km a nadar, seguidos de um passeio de bicicleta de 180Km, feitos antes de correr a maratona - 42,195 Km. O destino foi escolhido, sobretudo, pelos custos reduzidos que esta prova apresenta face à concorrência. Será o Iberman, em Isla Cristina, em Huelva, Espanha, a 05 de Outubro.

Quando, o ano passado, desenhei a minha passagem desportiva pelo escalão Veteranos II [45-49 anos] no Triatlo, um dos objectivos então traçados foi a realização de uma prova nesta distância durante o corrente ano. Trata-se de uma distância na qual nunca tive qualquer experiência e onde a preparação assumirá uma importância fulcral no sucesso.

Talvez esta prova em concreto não fosse a minha primeira escolha. Mas, atento o buraco para onde a classe política nos empurra será (ainda) uma possibilidade, uma vez que a inscrição é lowcost (€200 com hotel incluído para 2 pessoas em duas noites) e relativamente perto de Portugal.

Recorri aos serviços do novo parceiro da minha equipa de Triatlo - o CAFPT, para realizar um bikefit à minha bicicleta de contra-relógio e irei apostar, em força, no segmento de ciclismo. Relativamente ao planeamento pedi ajuda aos mais experientes nesta área, nomeadamente na longa distância. Para já, a aposta, possível a esta distância será qualquer coisa como nadar em 1h13', 5h00 para o ciclismo e 3h15' para correr a maratona. A ver vamos que ajustamentos introduziremos aqui pelo meio.

5 comentários:

david caldeirao disse...

1º IronMan, pensa apenas num grande objectivo! chegar à meta :)
quanto tempo vais demorar para lá chegar..., vais ver que se vai tornar apenas num pormenor!!!
aperta contigo

Hugo Gomes disse...

Boas Fernando!
Se ninguém se "cortar" vamos ter um grupo interessante de portugueses no Iberman.
Um abraço e bons treinos.

Rita disse...

Se eu não adormecer à espera que passes conta com as habituais fotos!!!
Prometo também incentivos mais "próprios".. ;)
Rita

Ricardo Francisco disse...

Grande Fernando. Um OBJECTIVO com letras grandes.com o teu habitual planeamento e entusiasmo vai ser bem divertido esse caminho. Não tenho duvidas do teu sucesso. Força amigo !

Anónimo disse...

Muito bem Fernando lá nos encontraremos. Mas bike em 5h? Eu já fiz aquele trajecto e acho muito dificil fazer 5 h naquele sobe e desce. Se o conseguires é sinal que estás fortissimo, como sempre aliás. Finisher é o que se pretende. Abraço