segunda-feira, 6 de junho de 2011

Não saiu...

No passado sábado disputou-se em Peniche o Campeonato Nacional de Agegroups. Ou seja, a prova que atribui os títulos nacionais da modalidade, nos diferentes grupos de idade. Peniche é o berço do Triatlo Nacional. Foi ali, nas águas geladas do Oeste, que tudo começou há 27 anos. E o tanto que mudou em 27 anos...

Menos de uma semana cumprida após o Longo de Aveiro, lá estava eu, de novo, a aguardar o soar da buzina de partida. Uma prova muito concorrida, com um arranque cheio de contacto físico durante as primeiras braçadas. Mesmo assim, lá fui bem integrado no cardume, sem grandes sobressaltos, pensando que a coisa até estava a sair bem.

Saí da água com o registo de 13'38". Contudo, à minha volta não estavam as referências habituais. Antes aqueles que sei gastarem mais tempo na água que eu. Estranho!

Indiferente a isso, acreditei que recuperaria no ciclismo. Mas, teria de esperar pela segunda volta para alcançar um grupo mais numeroso, no qual me integrei e procurei espevitar. O meu foco eram os restantes meus adversários do grupo de idade, alguns dos quais sabia seguirem à minha frente.

Rapidamente chegávamos à transição e esperavam-nos 3 voltas de corrida, nas ruelas de Peniche. Impus o meu andamento, mas foi insuficiente para me chegar muito mais à frente no meu grupo de idade. Quase todos eles correram mais depressa, ou ao meu nível, ganhando tempo, ou mantendo simplesmente o avanço.

Terminei na posição 59ª, com o registo de 1h08'13". No grupo de idade 40-44 fui 7º. A modalidade está deveras competitiva. Basta atentarmos que se classificam os primeiros 64 atletas em apenas 8' e, no grupo de idade 40-44, se classificam 10 atletas em apenas 5'.

Uma das curiosidades da prova foi o facto de ter saído 1" à frente do Dário Santos que, entretanto, na azáfama do PT, de desembaraçou melhor do que eu, tendo saído com 14" de vantagem. Acabaria por o alcançar apenas na segunda volta de ciclismo e com dificuldade.

Apesar de significativa melhoria relativamente ao ano transacto (menos 3'32" e melhores registos em todos os segmentos), tinha melhores expectativas, pelo que considero que a prova não me saiu pelo melhor. Competi em demasia durante o mês de Maio. Dois triatlos Longos, um Olímpico e uma prova de ciclismo de 160Km, em apenas 5 semanas é demasiado. Já na sexta-feira será o Triatlo de Oeiras e depois conto fazer um intervalo nas minhas participações competitivas.

foto de António Garcia

1 comentário:

João Correia disse...

Quem é competitivo tem essa coisa de nunca estar totalmente contente, mas quem fez o que fez na passada semana, com registos como aqueles que protagonizaste, poderia exigir muito mais, meu caro?...
Fiquei a saber que Pontevedra vai ter o dirigente, mas não o atleta.

Grande abraço, companheiro.