sábado, 11 de junho de 2011

Power fourties



Faz agora um ano que, neste blog, manifestei a minha enorme satisfação por ter alcançado o pódio no mítico Triatlo de Oeiras. Agora, um ano depois, voltei a repetir o feito.

A prova de ontem bateu todos os recordes de participação. Portanto, o cardume era numeroso e antevia-se uma natação plena de contacto físico. Por isso mesmo, saía o mais forte que consegui, com o corpo a queimar. Acabei por alcançar a primeira bóia sem grande dificuldade e bem integrado na extensa linha de nadadores que então se ia formando. O pior estava reservado para o trajecto da última bóia até à praia. A corrente forte dificultava o regresso e puxava-nos para junto do forte, mas lá acabei por concluir o segmento sem novidade e não longe de algumas das minhas principais referências.

Em cima da bicicleta havia que, como habitualmente, dar tudo por tudo para recuperar posições. E assim foi. O primeiro grupo alcancei-o ainda sem ter calçado os sapatos de ciclismo. Pude assim respirar, calçar-me e dar um novo esticão em busca do grupo que nos antecedia, que foi alcançado pouco depois. Depois de respirar de novo, ataquei uma vez mais, rebocando o grupo até junto do seguinte. Felizmente, aqui já tive a ajuda de dois atletas, um dos quais o João Santos. Chegávamos então ao retorno de Algés e estava concluída a ligação. O regresso a Oeiras foi feito a ritmos mais tranquilos, aqui e ali com tentativas de ataques, mas sem sucesso.


Iniciava a corrida final a fazer contas à classificação do escalão. Na minha frente o Rui Sousa, já inalcançável, o Pedro Cordeiro, com um bom avanço e o Paulo Lamego, meu colega de equipa que seguia ali, apenas a 10m. Contudo o Paulo ia muito forte e, em vez de lhe ganhar terreno, perdi. Precisamente 20". Valeu que consegui ultrapassar o Pedro Cordeiro e, desse modo, garantir o terceiro lugar do pódio V1, com 1h04'07" (57º geral).

Competir, agora, só daqui por 3 semanas em Aveiro. O fim-de-semana de extrema importância, com a disputa de mais uma etapa do Campeonato Nacional Individual e, no dia seguinte, as estafetas do Campeonato Nacional de Equipas, no qual tentarei integrar uma equipa de veteranos com aspirações ao pódio.

foto 1 da Rita Ramos - à conversa com o Paulo Lamego, momentos antes da última transição.

foto 2 do Carlos Maia - perseguindo desesperadamente o Lamego.

5 comentários:

João disse...

Parabéns Fernando ! Estiveste muito bem . Foi uma manhã muito agradável. Um abraço João Silva CMBCP

paulo lamego disse...

A ver se em Aveiro andamos nas horas na bike;))
A continuar assim apanhamos o Rui Sousa na corrida - próximo objectivo, pois o de chegar à tua frente já foi atigido eh, eh, eh
Temos de manter o moral elevado..

david caldeirao disse...

estão muito bem...., os "velhotes" do CNVG!!!
em Aveiro, o campeonato nacional de clubes de veteranos!!! Promete :-)
abraço,

Rita disse...

Pois... Dizes tu que foi trabalhar na bicla, mas o que eu vi e o que fotografei foi uma amena cavaqueira com o Lamego. Vocês iam bem "relaxados"!!
Rita

Lénia disse...

Parabéns, Fernando! Tás uma macchina! Força!