quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Lips no Tróia-Sagres 2010


Na mitologia grega, os ventos eram 9 deuses. Éolo, deus dos ventos, comandava todos os outros ventos; tanto as brisas leves quanto as piores tempestades. A cada um dos outros deuses era atribuído uma direcção cardinal e, o Sudoeste do passado Sábado era da responsabilidade de um tal de Lips. Em suma... o gajo foi bem desagradável!

Havia 6 anos que não fazia o Tróia-Sagres. Desta vez, desafiei os meus camaradas de armas do Triatlo, no CN CVG, para nos fazermos à estrada. Repto aceite, lá nos montámos nas máquinas (todas de estrada) cerca das 8h45 de Sábado, junto à saída do novo cais dos ferry-boats de Setúbal.

Encaixámos num grupo numeroso e com bom andamento logo aos primeiros quilómetros. Esse grupo só se desfez em Sines, pois cada um tinha os seus abastecimentos em locais e tempos diferentes. À saída de Sines éramos apenas 6. Rapidamente decidimos subdividir o grupo em dois, no sentido de podermos optimizar o andamento de cada um. Acabou talvez, por ser o melhor período, pois o Pedro Machado, o David Maia e eu próprio conseguimos um bom entendimento e ir puxando à vez a cada 2Km. Foi assim até pouco antes do Rogil, onde voltámos a apanhar aquele grupo inicial.

Aqui parámos para reabastecer e acabei por comer aquilo que sabia que não devia. Resultado: uma valente marretada após 5Km, que me fez reduzir o andamento de forma muito significativa. Tive de, rapidamente, me alimentar de novo e recuperar na rápida descida para a Carrapateira.

Enfrentávamos agora a última dificuldade do dia. O Pedro tinha descolado um pouco antes, com cãibras. O David foi uma ajuda preciosa neste momento, impondo um ritmo vivo, que me permitia seguir na sua roda. Chegaríamos ao destino após 6h30 a pedalar, com uma média de 30,6Km/h. Para a história, deixo os meus 9 registos naquele trajecto:
  • 2010 - 6h30 -
  • 2004 - 5h45 - (record pessoal) - novo record do evento ficou estabelecido em 5h37
  • 2003 - 6h11 - (record pessoal) - novo record do evento ficou estabelecido em 5h55
  • 2002 - 6h17 - (record pessoal) - novo record do evento ficou estabelecido em 6h04
  • 2001 - 6h42 -
  • 2000 - 6h23 - (record evento)
  • 1999 - 7h20 -
  • 1998 - 6h32 - (record evento)
  • 1997 - 6h38 - (record evento)

1 comentário:

luis mota disse...

Belo desempenho o vosso. Muitos parabéns.
Foi a primeira vez que participei, gostei e quero voltar a repetir.
Penso que já vos vi a pedalar aqui na região de Tomar.
Se alguma vez voltarem gostaria de vos fazer companhia.
Saudações desportivas,
Luís mota