sábado, 11 de abril de 2009

Já tinha saudades de um recorde pessoal...


Desde Fevereiro de 2008, então nos 20Km de Cascais, que não conseguia melhorar nenhum dos meus tempos, em provas de atletismo standard. Foi hoje, e logo por mais de 1'...

Hoje estabeleci uma nova melhor marca nos 10Km, com 34'36", no Grande Prémio de Constância. Saindo um pouco do ritmo de treino que estava prescrito (Zona 4 em vez de Marathon Pace), lá fui, a um ritmo muito homogéneo com a maioria dos quilómetros corridos entre 3'28" e 3'27". Tecnicamente talvez tenha sido uma opção desajustada mas, sentia-me bem e necessitava de saber quanto. Afinal, estas coisas também incrementam os níveis de confiança.

O percurso, de ida e retorno, praticamente plano, cheio de arvoredo, por uma belíssima estrada que bordeja o Zêzere, rio que desagua no Tejo, juntinho a Constância. Algum vento prejudicou o percurso de ida, nos primeiros 5 quilómetros, pois impediu-me de chegar ao grupo que seguia cerca de 50m à minha frente. Podia ter corrido bem mais confortável se lá tivesse encaixado. No retorno, consegui ganhar umas quantas posições para terminar em 21º da geral e 4º do escalão (isto de ficar à porta do pódio começa a ser uma triste sina).

Quanto a Constância, é uma vila lindíssima, repleta de ruelas com o casario muito bem cuidado. No encontro do Zêzere com o Tejo nasceu a antiga Punhete, terra cuja história está intimamente ligada aos rios e às actividades que eles proporcionavam: o transporte fluvial, a construção e a reparação naval, a travessia e a pesca.

D. Sebastião elevou-a a vila e criou o Concelho, em 1571, reconhecendo o desenvolvimento que já então alcançara. D. Maria II, em 1836, mudou-lhe o nome para Constância, em atenção à constância que os seus habitantes demonstraram no apoio à causa liberal, e pelo facto de abominar o nome
em causa. Com tantos filhos ela não seria mulher dessas coisas... :-D

a foto de Constância é da autoria de Carla Pinto

6 comentários:

rustman disse...

Parabéns!

Quando corre bem, a injecção de moral compensa, qualquer desvio do planeado.

Boa sorte!

BritoRunner disse...

Run in Constância é assim, parabéns pela marca.

Eu vi a velocidade a que ias ao 8ºkm, era contrastante à minha...

JCBrito

Barbosa disse...

Pergunto à minha pessoa - onde poderias ter chegado se tivesses começado a correr mais cedito? Continua assim que agora vão ser as 2h36m mas, mais tarde ou mais cedo, a barreira das 2h30m na Maratona vai cair. Abraço e força para Hamburgo. Grande espartano - o maior da península(à excepção de uns minutos quando vais para os lados da Abrunheira).

tudo_nice disse...

... nasceu da antiga Punhete...

Isso é quase impossível, toda a gente sabe isso!

Era preciso ter um galo do caraças!

34'36'' ?!? deve de ser, deve... tinha portanto 9,200m é isso?

Lénia disse...

Parabéns pelo resultado, e obrigada plo incentivo.

Lénia

paulo lamego disse...

Já que o David não bota nenhum comentário (já foi comprado?), eu ponho a boca no trombone.

Como veterano já devias conhecer os teus adversários..........senão continuas a ser eterno terceiro.
Os "velhos" marcam-se uns aos outros........abre os olhos. A marca apeesar de "banal" não deixa de ser interessante para quem se prepara para mais um empeno na prova rainha, eh, eh, eh.......
Quando voltar aos treinos eu ensino-te como baixar dos 34', eh,eh,eh,eh. Infelismente para mim não te posso dar luta na prova mitica, o meu limite com algum nível é a 1/2 e já em esforço.
boa sorte