segunda-feira, 9 de março de 2009

Positive split



Sendo a minha área principal de formação, as coisas do treino desportivo encantam-me. Gosto, sobretudo, dos métodos e das inovações introduzidas, depois de muitos estudos científicos, no sentido de provocar adaptações a esta máquina fenomenal e quase perfeita que é o corpo humano.


A silly season também chegou aqui ao blogue. Já que as minhas limitações físicas não me andam a permitir muito mais que umas simples corridas continuas e que tal não dá sumo nem notícia, há que explorar alguns factos relevantes, como sejam a capa de revista SEXY, com o Salvador em destaque, ou o novo método AGT, na TRULOVE. LOL Este fim-de-semana deparei-me com uma nova forma de correr.

Muitos sabem que o
negative split é um conceito bastante usado, como referência nas provas, ou como caracterização de algumas tarefas no treino. Significa fazer a segunda metade de uma prova, ou de uma tarefa, com um tempo de passagem inferior ao primeiro.

Por oposição, o termo positive split, significa precisamente o contrário. Ou seja, fazer a segunda parte a ritmo mais lento do que a primeira. Ora foi precisamente isso que o meu parceiro de treino e amigo, Bruno Salvador, quase Mestre em treino de Alto-Rendimento, introduziu na sua última prova. Nas 3 léguas do Nabão, o rapaz voou em 3'30"/Km até aos 10Km... Depois, a partir daí, arrastou-se nos últimos 5Km, a 4'00"/Km. Parece que a meta estava instalada no Castelo Medieval de Tomar, perto dos 1500m de altitude... Assim, se explica (explicou ele com umas médias esquisitas!!!! LOL) a súbita quebra de ritmo. Para ele foi uma corrida em positive split; para mim, que serei mais básico nestas coisas, acho que o termo popular "PEIDO" se ajustará melhor à descrição dos factos.

Ah... e desta troca de argumentos, já ganhei a promessa de uma sova num treino... Sim... Num treino, que nisso das provas à séria, ele deixa que eu continue a chegar antes...

5 comentários:

Anónimo disse...

E vem aqui o Fernando gozar, quando em 2007 escreve um post de nome "Erro estratégico"

Só das suas provas me lembro aí de uns quantos peidos mestres!!! sempre com desculpas à altura.

Vê é se te metes bom para treinar

Fernando Carmo disse...

Uns atacadores de elástico de prémio, para quem adivinhar quem postou isto... :-D

FC

Anónimo disse...

Foi o gajo que te vai dar com o pé de cabra!
Mas é verdade, tu és velho, tens filhos, trabalhas que nem um mouro, e ainda fazes caridade.
Se acham que fazer um bom tempo na maratona é bom, acreditem que o melhor é dar úma tareia todos os dias a um metrosexual. LOL

Anónimo disse...

tretas intelectuais....lolo
Quero os ver é a correr na maratona....baixar das 2h30 será realidade ou ficção.....
Um abraço
Bons treinos
lololo -:)

Ricardo Francisco disse...

Bom...isto tá bonito tá...
:))))
Com que então positive split hã???
Eu ontem tb tive um desses em grândola. A partir do momento em que meti no btt sem travões foi sempre em positive split a vê-los passar.
Aquilo era bom era para ti Fernando ! Abraço
Que é que passa ? Limitações fisicas ?