domingo, 7 de dezembro de 2008

Onde pára a malta do atletismo?


De facto, participar numa meia-maratona, na cidade de Lisboa, fazê-lo em ritmo marathon pace e acabar em 18º lugar é estranho! Mais estranho quando o vencedor da competição é do escalão V2 e o João Silva, campeão da Europa de Triatlo em Sub-23, que só começou a andar ao km 10, acaba em 3º lugar. Fica a questão: onde pára a malta do atletismo?

Encarei a prova na perspectiva do treino. O objectivo era correr na zona das 172/174 ppm à velocidade que fosse. Assim fiz. Saí rápido e rapidamente encontrei o passo certo. Fui apanhado pelo primeiro grupo de triatletas do CAR. Andei um pouco com eles, mas acabei por os deixar ir, pois a minha frequência cardíaca começava a resvalar da zona alvo. Acabei por fazer alguns quilómetros sózinho, contra o vento, o que me levou a ter de aligeirar o passo para manter o regime cardíaco na zona alvo.

Surgia então mais um grupo de triatletas do CAR. Desta vez encaixei e lá fui com eles, a andar mais rápido e com a frequência cardíaca mais baixa. Efeitos do andar em grupo. No retorno, então com vento de costas o andamento esticou e o grupo partiu. Acabei por ficar sozinho de novo, numa posição intermédia, para terminar com 1h18'32", na 18ª posição (7ª do escalão) a um ritmo de 3'43/Km.

A seguir vêm as S. Silvestres. A de Lisboa no dia 27 e a da Amadora no dia 31. Lá estarei, aí já com 3 semanas de treino de qualidade nas pernas.

10 comentários:

Ricardo Francisco disse...

Óptimo treino Fernando. Espero sinceramente que a preparação corra beme faças as 2h35m ou menos.Tens claramente nivel para isso embora saibas bem que vai ser dificil e é preciso sorte com aquele dia. Hoje ainda fiquei mais motivado para lá ir também. Um abraço Fernando. Em termos de consistência és uma referência para mim...

Fernando Carmo disse...

Obrigado Ricardo!
Espero que tenhamos de facto sorte com o dia e que possas também concretizar o teu objectivo. Até lá, esperam-nos duras semanas de árduo trabalho!

Fernando Carmo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rustman disse...

Parabéns pelo treino!... e pela classificação! Ontem vi-te (eu ia na maratona com um grupo do triatlo de Peniche) e achei que ias com muito boa "pinta". Espero que corra tudo bem na preparação para Sevilha.

tudo_nice disse...

"Em termos de consistência és uma referência para mim..." ?!?

Ora aí está uma frase que ele não houve da parte da esposa :P

Comecem a dizer que 1h18' é um bom tempo à meia... que o gajo espalha-se ao cumprido em sevilha!!!

1h07' como eu faço (aos 15km) tá bem... é um tempo de respeito!

dvaz disse...

Deus Valha ao Atletismo!! Então o melhor Tuga na Maratona faz 2h32m?! Nando: eu acho que tú para o ano te devias era dedicar um pedaço durante o verão e assim sagravas-te Campeão Nacional de Maratona! Desde já te digo que se tú não o fizeres, faço-o eu (mas só quando fôr velho como tu e como o dito vencedor, o Jarmelo)! ehehehhe

Nuno disse...

Pois é,verdade o atletismo Portugues esta de rastos.... Eu que sou atleta de pelotão, e que comecei andar aos 16 kms(note-se 3'10''km, até aos 16km foi a 3'30''+/-) acabei em 2.º Lugar, vejam só.... onde andos os profissionais......será falta de incentivos...ou será os Gmeboys que deixam os jovens em casa....

Mark V disse...

Excelente prova! É o caminho certo para chegar a Sevilha e arrasar!

Bons treinos!

António Almeida disse...

Caro Fernando
um Bom e Feliz Natal na companhia dos que ama.
Abraço,
António Almeida

Ricardo Francisco disse...

Onde para o Sôr Fernando Carmo ???
Não me digas que a gripe apanhou-te. Será que o encontro amanhã na Amadora ? Espero que sim. Abraço