segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007
O erro estratégico!
Os 20Kms de Cascais é uma das minhas provas preferidas. Por isso mesmo, lá somei mais uma participação, numa das poucas competições em que participarei até a London Marathon. Daqui em diante só mesmo a Meia de Lisboa e o Triatlo de Pedrógão Grande.
Apesar de um tempo semelhante ao obtido no ano transacto este ano não regressei de lá totalmente satisfeito. Parti no meio do pelotão (11" desde o tiro até à passagem na meta) e até iniciei a corrida com um ritmo forte.
Contudo, cometi um erro estratégico que me condicionou o desempenho final. Conheço a zona e sei bem quanto custa dar o peito ao vento na direcção do Guincho. Por isso, procurei um grupo com um andamento semelhante ao meu, para me poder resguardar. Ora esse grupo rolava ao meu ritmo, cerca de 100m à frente. Assim, próximo do Km 7, quase a chegar à tal zona do peito ao vento, decidi esticar o andamento para os ir buscar fazendo um Km a 3'26", depois de alguns, anteriores, a 3'25"/3'35"... Quando integrei o grupo percebi que me tinha excedido... Passados poucos metros voltei a descolar! Metros mais tarde, acabava por encontrar o equilíbrio de novo, seguindo à mesma velocidade, mas só, cerca de 100m atrás do tal grupo. Estava tudo estragado!
Do esforço dispendido paguei a factura mais tarde. No retorno perdi dois lugares e continuei só até ao final, sem ninguém para atacar, nem ninguém de quem me defender. 1h14'01 oficial (1h13'50 real) na 31ª posição.
Ilações a tirar: tenho de começar a "meter" o volume prescrito de kms, sob pena de bater na "wall of London"!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Fernando Carmo
Parabéns pelos teus feitos. Pena é que não venhas aqui contar a aventura na Comrades. Fica para o ano!
Pedia-te ( se desejares) que substituisses o Homem da Maratona por
http://trilhosmiticos.blogspot.com/
o meu novo blog.
Abraço e força em Londres!
Enviar um comentário