domingo, 29 de outubro de 2006

Almeirim Empenus Monumentalis

O Homem da Marreta é um ser imaginário, ainda que quase todos os atletas já tenham sentido a sua presença por algumas vezes. Caracteriza-se por não ser vísivel e, quando menos se espera, nos atacar com uma ferramenta metálica, batendo-nos com força na cabeça, sensação essa que se espalha a todo o corpo, impedindo o desempenho desportivo.

Quando sentimos arrepios no couro cabeludo... "já fomos"!!! O Homem da Marreta espera-nos na curva mais próxima. E lá estave ele em Almeirim, bem escondido atrás da placa identificativa dos 10Kms de prova. Sentio-o por lá!

À semelhança do sucedido em 2005, participei nos 20Kms de Almeirim, ainda que este ano, a startlist tivesse nomes menos sonantes à partida. Eu, conforme combinado, vim a correr desde Alpiarça. Foram 7Kms percorridos em cerca de 32', o que serviu como aquecimento e parte do treino longo previsto.

A corrida até começou bem. Segui sempre com o Sérgio Santos, passando os quilómetros entre 3'30"-40"/Km, a um ritmo bastante agradável. Passámos aos 10Kms em 36'28" e foi então que... Catrapum!!! Drasticamente os quilómetros começaram a parecer maiores e eu a andar mais devagar: 3'45"... 3'57"... 4'10"... 4'12"... - Vou desistir - pensei! Mas, depois, lá pensei melhor: - um triatleta nunca desiste! E lá fui, penando sózinho, na direcção de Almeirim. Nota do fraco nível competitivo foi o facto de, mesmo andando a estes ritmos, não ter sido ultrapassado por qualquer atleta nesses 10Kms de agonia, mantendo o 28º lugar até final, numa marca de 1h16"58"... Andei 4' mais lento nos segundos 10Kms! Que empeno!

Acredito que a situação decorreu de um fenómeno de desidratação, causado por uma deficiente ingestão de água e gel. Água em quantidade insuficiente, situação que foi potenciada pela ingestão de um gel, num momento errado e de um anti-histamínico e anti-inflamatório! Lá aprendi mais uma à minha custa! Nunca é tarde!

1 comentário:

Lénia disse...

Olá Fernando,

Quase que jurava ter-te visto em Vila Real ontem a fazer a meia do Algarve. Terá sido uma visão?