segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Agadir - o reino da luz

Ontem cumpria-se um ano da queda feia no Ironman Hawaii, que me deixou com 7 costelas fraturadas e a bacia partida em 3 sítios. Era portanto uma boa data para me por à prova no 70.3 Agadir.

Agadir era a nova localização e aposta da prova marroquina, depois de alguns problemas com o local original - Tanger. Para quem tivesse dúvidas sobre esta localização nenhuma restou no final do dia de ontem. Em todas as ações era visível o empenho da organização em dar o melhor de si em prol dos atletas. Algo amplamente conseguido, com destaque especial para a qualidade das estradas - as melhores onde alguma vez competi - e para a zona pós-prova que mais parecia uma tenda para uma festa de casamento.

Agadir é uma cidade voltada para o turismo, com boas infraestrturas e um custo de vida barato para nós portugueses. Ah... e sabem fazer café espresso, ainda que seja, talvez, o único bem alimentar mais caro do que em Portugal.

Quanto à prova, a natação saiu-me invulgarmente bem. O percurso, rectangular, bem marcado, desenhado numa baía abrigada, com água a 22C. Fiz 33' saindo em 8º do meu Agegroup.

Ciclismo em estradas imaculadas, num percurso ondulado, que chegava bem perto do aeroporto. Fiz o melhor segmento do dia no meu escalão com édia superior a 37 Km/h, o que me permitiu começar a correr na segunda posição e rapidamente liderar a prova.

No entanto, algo estranhamente, quebrei perto do Km 12. O avanço de cerca de 4' de que dispunha desapareceu e fui ultrapassado por um atleta alemão, vindo a terminar com 4h38, depois de uma corrida em 1h39, bem longe do que o que consigo fazer.

No que respeita a slots para o Campeonato do Mundo de 2026, a Ironman alterou as regras. Criou o que chama Performance Pool, que não é mais do que uma lista geral de todas as marcas dos atletas que, no entanto, são ponderadas em função da idade dos mesmos. Deste modo, surgia como o segundo da lista, sendo as slots disponíveis mais do que suficientes para me abranger.

Na véspera da prova tinha decidido, convictamente, de que não aceitaria a slot, caso tal viesse a acontecer. No dia D, ontem... Vacilei! :-)

Já tenho assim a época 2026 definida: Setúbal Triathlon, IM Kalmar, e o Mundial de 70.3 em Nice. Para já venham uns dias de descanso, no que ao treino diz respeito.







Sem comentários: