segunda-feira, 30 de setembro de 2024

T100

 

T100? Sim. É triatlo, num formato de distância algo recente e diferente do habitual. São 100Km distribuídos por 2Km de natação; 80Km de ciclismo; e uma corrida final de18Km.


Sines recebeu no passado Domingo a sua prova nesta distância - Sines Triathlon, a qual, juntamente com o Setúbal Triathlon, cria uma competição com duas etapas denominada HMS Series.

Procurava o meu último estímulo competitivo antes do Ironman Hawaii - já no próximo dia 26 de Outubro, e também garantir, no meu Agegroup, a vitória no HMS Series, já que trazia 8'15" de vantagem da etapa anterior, disputada em Setúbal.

O cenário e o dia estavam de eleição para a modalidade: água a 17C, mar calmo, estradas com bom piso e sem vento.

Natação cumprida em cerca de 35' sem qualquer stress ou dificuldade. A partir de aqui era acelerar atrás dos líderes do escalão. Fiz o meu melhor segmento de ciclismo de sempre, com média de 39,2Km/h, em 2h02'. Durante a segunda volta sinto uns salpicos nas pernas. Era o selante colocado no interior do pneu dianteiro, a cumprir a sua função e a tapar um furo, sem sequer haver uma perda de pressão que me obrigasse a parar para a repor.


Tinha conseguido apanhar o António Calafate antes da T2. Contudo, ele foi mais rápido e começou a correr à minha frente. Ainda mais adiantado seguia o José Rui Galvão. Estes são dois dos "ossos mais duros de roer" do meu Agegroup, que me obrigam a dar sempre o máximo para poder discutir a classificação.

Ontem, as coisas correram bem para o meu lado e pude, durante a corrida, assumir a liderança da prova a mantê-la até final, com um registo de 4h00'06... (sim... eu sei que podia ter sido 7" mais rápido nas transições...) :-)

Como se imagina, saio imensamente satisfeito de Sines. Para além da classificação, as sensações em competição. A jornada, ao lado do meu amigo e treinador Paulo Conde, tem sido fantástica a vários níveis e o seu resultado está à vista. Grato!


Como balanço final:

  • Um excelente ensaio para o dia 26 de Outubro, em Kona;
  • Vitória no Sines Triathlon, no AG 55-59, e 26º à geral;
  • Vitória no HMS Series, no AG 55-59
  • 2º melhor ciclista absoluto no HMS Series - sim, absoluto... pasme-se!



A seguir... Ironman World Championship Hawaii 2024, já a 26 de Outubro.

Fotos da Rita Ramos


1 comentário:

Sérgio Batalha disse...

Parabéns, prova espetacular com uma prestação no segmento da bicicleta, estratosférico 💪💪💪, grande abraço e muita sorte para o IM, trás de lá um caneco 😅😅