terça-feira, 10 de agosto de 2021

Ironman Tallinn

Depois do jejum de 2020, no que à distância Ironman diz respeito, foi altura de a retomar em Tallinn, a capital da Estónia.

Mesmo com as expectativas em alta, Tallinn foi uma cidade capaz de me surpreender. A prova também, com uma organização de excelente qualidade. O aspecto negativo foi mesmo o temporal que no Sábado se abateu sobre a região e que complicou a vida a todos: atletas, voluntários, oficiais e espectadores.

O segmento de natação decorreu no lago Harku. Água doce e turva, sete mudanças de direcção e os efeitos do vento forte a levantarem ondulação. Não é de todo o meu cenário predilecto mas era o existente e a coisa - os 3,8 Km, fez-se, em miseráveis 1h21', o 42º tempo do grupo de idade [50-54].

Já chovia quando iniciei os segmento de 180Km de ciclismo, num percurso plano e sem qualquer dificuldade. Só mesmo o vento frontal e lateral na maior parte do trajecto endurecia o esforço. Havia também necessidade de redobrados cuidados nas curvas mais estreitas e na abordagem às rotundas. Foi a oportunidade de recuperar posições - 19º registo com 5h20' com média de 33,5 Km/h.

Até comecei a correr com boas sensações e ritmo interessante. Contudo, ao final de 10Km as pernas começaram a ficar rijas e a comprometer, de forma gradual, o rendimento. Desde logo percebi que era tempo de mudar o foco e pensar apenas em cumprir a prova até final, o que consegui num fraco registo de 3h50', mesmo assim o 14º do agegroup.

Cumpri o Ironman Tallinn em 10h46'21", sendo 17º no agegroup 50-54, longe das minhas expectativas. Mas, o jogo é mesmo assim. Há inúmeros factores que afectam a nossa performance e há ocasiões em que não somos suficientemente competentes para lidar com eles. Sábado foi assim.

De qualquer modo, só posso estar satisfeito por completar mais um Ironman, com aquele que, afinal, acaba por ser o meu segundo melhor registo na distância.

Venha o descanso e depois, venha o Half de Setúbal para encerrar a época 2021.

Fotos da Helena Barros

2 comentários:

Hugo Gomes disse...

Boas Carmo!

Nem sempre todos os factores estão como esperamos e o desempenho, como dizes, depende de tantos...
Ainda assim, foi um bom registo e mais um IM na carreira.
Parabéns!

Fernando Carmo disse...

Obrigado Hugo.
Abraço.