quinta-feira, 19 de setembro de 2019

IM Wales, pela terceira vez!


Já se percebeu! Gosto muito do IM Wales e já fui imensamente feliz em Tenby. Assim, no passado Domingo, competi lá uma vez mais. A minha terceira vez em Gales.



Foi, provavelmente, a vez em que melhor preparado me sentia para competir na distância. Talvez por isso cometi alguns erros que vieram a comprometer uma melhor prestação.O segmento de natação correu bastante bem. Estava comprido e fiz cerca 4,2 Km. Não foi devido a má navegação, pois andei bem em linha recta, e esta diferença aconteceu a todos os atletas com quem falei após a prova. Nadei para 1h11, o que teria correspondido a cerca de 1h04 em 3.800m, o que seria a minha melhor marca de sempre na distância. Nadei no primeiro quarto do pelotão e acredito que o investimento na natação feito no último ano valeu a pena.



O ciclismo é, como se sabe, bastante exigente em Wales. Fiz o 9º tempo do Agegroup com 5h55, a uma média de 30Km/h. Nada mau.



Ainda perto do Km30, um susto. Um grito atrás de mim, uma sensação de deslocação de ar juntos às costas e o som seco de uma pancada. Isto aconteceu junto a uma placa amarela, de grande dimensão, a dizer "NARROW" (estreito) que assinalava a passagem numa ponte de pedra bastante estreita, após uma descida muito rápida. Soube, mais tarde, pelo Paulo Lamego, que vinha pouco atrás de mim e assistiu à cena, que outro atleta havia tentado ultrapassar-me ali e acabou por destruir a clavícula, o capacete e a face contra o muro de pedra da ponte. Não percebo o que leva alguns a arriscar a sua (e dos outros) segurança desta forma, numa prova que vai durar tantas horas... O Lamego acabou a ficar a dar-lhe assistência até à chegada da organização.




Na parte final do segmento senti fome. - Já foste! - pensei. Cheguei à T2 algo agastado e comecei a correr sonhando com o primeiro abastecimento. Engoli 4 copos de Coca-Cola e um punhado de gomas. Souberam-me pela vida e lá comecei a correr um pouco melhor.



Apesar do cardio muito confortável as pernas estavam desligadas. No entanto, estava consistente e decidi ir o mais forte possível, na esperança que houvesse quebras à minha frente. A volta e meia do fim o Coach Conde fez o ponto de situação. Possibilidade de 5º, talvez 4º... Arrisca! E assim fiz... as pernas a doer como nunca e o mais depressa que consegui. 3h45'... quase 20' mais do que em 2017.



Cheguei ao 4º lugar que, no entanto, logo seria actualizado para 5º, por escassos 12", devido ao rolling start, pois o atleta que chegou atrás tinha partido algum tempo depois de mim.

No final: 5º do Agegroup [50-54]; 125º absoluto. 1h11'31" na natação; 5h55'46" no ciclismo; 3h45'37" na corrida. Final 11h10'05.

Slots para os três primeiros. Com o Rolling Down chegou ao 4º. Portanto, fiquei a 12" do Hawaii 2020. Faz parte... :-)

Em 2020 haverá mais!

Sem comentários: