segunda-feira, 10 de novembro de 2014

No meio do Atlântico

Pódio V2, com Paulo Margarido e Paulo Canário
S. Miguel, uma das ilhas fantásticas dos Açores, foi o palco para o último triatlo de 2014. Numa época desportiva em que competi muito pouco, e na qual essas poucas vezes foram marcadas por condições atmosféricas algo adversas.

Os Açores são sempre um chamamento. A zona das Portas do Mar, local onde se centro a prova, reúne condições excepcpionais para a nossa modalidade e, do meu ponto de vista, encerra potencial para coisas mais ambiciosas.

No que me diz respeito, sabia que o meu nível de preparação não era o mais adequado, mas tinha uma enorme vontade de competir - afinal era apenas o quarto triatlo da época.


A natação decorreu dentro do porto de Ponta Delgada, com a partida a ser dada junto à muralha do forte de S. Brás. Duas voltas a perfazer cerca de 1800m, numa verdadeira piscina de água salgada. O número reduzido de atletas, cerca de 60, reduziu também a confusão característca das partidas. Fiz a minha melhor natação de sempre nesta distância, com um registo 31'10".

Ao contrário do que previa, o segmento de ciclismo foi particularmente duro. Um percurso de 6 voltas, com quatro retornos apertados, duas subidas, junto ao aeroporto, e dez bandas sonoras, na Av. Infante D. Henrique, que quebravam, e muito, o ritmo. Tudo isto associado a algumas rotundas e curvas a 90º, com um vento que aumentava de intensidade a cada volta. Utilizei a minha bicicleta de contra-relógio, que não montava desde Junho, mas, mesmo assim, consegui o décimo registo do dia, o que me permitiu chegar-me aos meus adversários mais directos.

Chegado à corrida, tinha a perfeita consciência de que a minha preparação estava curta e que iria pagar o esforço do ciclismo. Em momento algum corri confortável e não consegui melhor do que um pace, algo sofrível, de 4'38"/Km.

Ainda que tivesse ido aos Açores perfeitamente descontraído, em competição não queremos nunca deixar de espichar o olho aos nossos adversários mais directos. O desempenho no segmento de ciclismo permitiu-me recuperar algum do tempo perdido na natação. Comecei a correr na segunda posição do escalão, sendo ultrpassado pelo Paulo Margarido - que viria a vencer. Mesmo assim, alcancei o Paulo Canário, recuperando novamente a segunda posição, que manteria até ao final, correspondente ao 17º lugar absoluto.

2014 está encerrado no que ao Triatlo diz respeito. Venha 2015 com o foco na Longa Distância.

Foto do Paulo Lamego



Sem comentários: