segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Portugal profundíssimo

Chegada ao topo da Serra do Caldeirão
As sessões de treino dos últimos dias têm tido como cenário o Algarve, mais concretamente a zona de Tavira. Agosto não é um bom mês para treinar desportos de resistência como o triatlo. E, uma zona que será, porventura, o principal destino de férias de muitos portugueses, poderá também não reunir as melhores condições. Pelo menos à primeira vista mas, como veremos adiante, não é bem assim.

A natação tem sido feita em águas abertas, claro, e sem fato. E, ao fim-de-semana, participação no circuito de mar algarvio . Sempre são entre 1200m  1500m com companhia e com a cenoura competitiva.

A corrida tem sidorealizada na zona de Santa Luzia e Tavira, de manhã cedo ou ao fim do dia, para evitar o calor. O Garmin serve de ajuda para medir o treino intervalado, à falta de uma pista.

Por fim o ciclismo. A região esconde boas alternativas à N125. A zona de Moncarrapacho, Estói, S. Brás de Alportel tem uma rede de estradas muito interessantes, com pouco trânsito e com piso de qualidade. Tem sido a minha opção, até porque têm algumas sombras, importantes nesta altura...

Hoje foi dia de um longo. O último longo deste ciclo. Saí de Tavira via Moncarrapacho, com destino a S. Brás de Alportel. A partir daqui apanhei a mítica estrada N2 (que sonho fazer na sua totalidade - de Chaves a Faro), Barranco do Velho e daí até Ameixial... quase a entrar no Baixo Alentejo.

Começava então o troço de ligação a Cachopo, feito por estradas municipais, algumas de piso novo e imaculado, outras com o pavimento mais usado. Uma montanha russa infernal, a visitar Corte do Ouro e Corte de João Marques. Foi durinho...

Após Cachopo, depois de uma valente subida, foi tempo de descer até Tavira. Infelizmente o guiador da Transition tem as pegas minimalistas, em carbono, pelo que o asfalto rugoso não permitiu grandes velocidades.

Trânsito, esse... Que trânsito? Acho que os dedos da mão deram para contar os carros com que me cruzei desde Ameixial...

Para os interessados, fica o registo do trajecto do meu Garmin.


A foto é minha, sacada no alto da Serra do Caldeirão.


1 comentário:

Buli disse...

Grandes treinos!

Ontem fiz uma volta de distância parecida aqui em Timor-Leste: Dili-Aileu-Gleno-Bazartete-Dili. Não tenho um Garmin para te enviar, mas só apanhámos uns 30km planos - o resto foi para cima e para baixo! (como deve ter sido para ti) E demorámos o dia todo :)

Vou fazer o www.tourdetimorlorosae.com daqui a 12 dias. Tens de programar vir fazê-lo em 2014!

Grande abraço, bons treinos!