segunda-feira, 20 de maio de 2013

Há dias assim: Fantásticos!

No pódio com o Miguel Fragoso e Paulo Margarido
Ontem, S. Jacinto - Aveiro, recebeu mais uma etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo. Foi a terceira da presente temporada, mas apenas a primeira em que participei.


São Jacinto localiza-se no extremo da península que se estende desde Ovar, limitada a poente pelo oceano Atlântico e a nascente por um dos braços da ria de Aveiro, onde se realizou o segmento de natação. É um local bastante aprazível e um cenário fantástico para esta prova que cresce de popularidade ano após ano, especialmente junto dos atletas espanhóis - pena a FTP ter decidido duplicar o preço da inscrição.

Ia especialmente motivado para S. Jacinto devido às boas sensações recentes, tanto na bicicleta, como na pista de atletismo. Mesmo assim as coisas não começaram bem. Na água, tranquilo e sem grande esforço, mas também sem velocidade e, diz o meu Garmin, com mais 220m nadados - quem me manda andar ao esses! Logo aí fiquei com um atraso considerável relativamente aos meus principais adversários do escalão e também, com menos margem para o almejado registo final abaixo das 4h30'.
Segmento de ciclismo feito a fundo, em busca dos minutos perdidos na água

Esse atraso fez-me, desde logo, dar o meu melhor em cima da bicicleta, bem encaixado, a retirar os benefícios do bike fit que fiz há poucos meses com a CAFPT. As sensações eram muito boas e ia ganhando posições sucessivamente. Quando nos retornos me cruzava com os meus adversários, lá ia controlando o nosso posicionamento relativo. As coisas não estavam fáceis. Havia pelo menos seis dos mais fortes à minha frente, alguns com cerca de 7' de avanço...

Mesmo assim, consegui, ao longo dos 90Km de ciclismo, alcançar e ultrapassar alguns deles e ganhar terreno para os restantes. Entrei no Parque de Transição com um registo de 2h22' para os 90Km de ciclismo, cerca de 3' mais rápido daquilo que havia projectado inicialmente.

Chegava o momento da verdade, altura de checar as pernas e perceber como estariam elas para enfrentar os 21Km que faltavam. E as sensações foram perfeitas. Nos primeiros 10 Km, apenas num deles corri acima de 4'00/Km, para além de uma paragem para um xixi estratégico que me terá custado uns 30".

Alcancei o Rui Ferreira e chegava assim à segunda posição do escalão. À minha frente apenas o Miguel Fragoso com cerca de 3' de vantagem. Sabia que teria de estar muito bem e ele passar por algumas dificuldades, para que fosse possível alcançá-lo. A cerca de 5 Km do fim percebi que tal não iria acontecer e, como tal, limitei-me a manter o ritmo o mais vivo possível, para descolar o espanhol que me acompanhou durante boa parte do percurso e, também, para registar a minha melhor marca de sempre na distância.

Passados poucos minutos lá me esperava o pórtico de meta. Registava o tempo final de 4h24'04", que passa a ser o meu melhor na distância. Alcançava também o segundo lugar no escalão V2. Mas havia mais boas notícias, algumas das quais só me apercebi pouco depois. Era o 13º da geral e registava o terceiro melhor segmento de ciclismo do dia - o melhor de entre todos os atletas nacionais.

Chegava o tempo do merecido descanso. Tempo para fazer o tratamento às onze (!!!) feridas de cortes e/ou bolhas que tinha nos pés - foi o meu último half a correr sem meias, mais a massagem de recuperação, a cerimónia de pódio e o
almoço na companhia dos magníficos companheiros de equipa do CNCVG, que tornam estas andanças momentos ainda mais fantásticos: Paulo Lamego, Paulo Conde, João Lourenço, João Serôdio, Pedro Machado e Rita Ramos - o Miguel zarpou mais cedo.

Conto actualizar o post com fotos em competição, logo que tenha as mesmas disponíveis.


4 comentários:

sedi disse...

As meias poupam os pés e o tempo necessário para as calçar, mesmo num dia frio como o de ontem onde era dificil sentir os dedos (das mãos e dos pés), é minimo!

Bom ciclismo, foste dos poucos que passou "bem" com o frio! ;)

Hugo Gomes disse...

Parabéns Carmo!

Grande resultado.

Um abraço!

João Correia disse...

Extraordinário tempo final, Fernando! Parece que teres saído da FTP + os ares de Oleiros te estão a fazer bem ;)

Abraço.

Buli disse...

Ganda tempo, Fernando!!! Esse Iberman promete!!

Eu ontem fiz aqui uma "maratona vertical" de menos de 8' a subir um prédio de 41 andares :) (relato aqui)

Bons treinos!