terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A penúltima prova de preparação do ciclo

O passado Domingo foi dia para mais uma prova preparatória para a Maratona de Sevilha. Desta feita, o Campeonato Nacional de Estrada que, este ano se disputou nas ruas de Lisboa, entre o Jardim Zoológico e a estação de Benfica.

Sendo eu de uma modalidade como o Triatlo, que prima pelas suas organizações, custa-me que aquela que devia ser das mais nobres provas do calendário de atletismo seja pouco cuidada. Fazer um dos retornos a ter que pular o lancil separador das duas faixas de rodagem, parece-me inqualificável. Também a animação, que devia presidir a uma prova com estas características, a qual contava com os melhoras atletas nacionais, devia ser uma preocupação da organização. Mas não foi.

O meu desempenho foi dentro daquilo que esperava e constituiu um bom indicador para a fase de preparação em que me encontro. Fiz um trote anterior, de cerca de 7Km e, depois, a prova. A partir dos 30' de competição e até final foi quando me senti melhor, tendo chegado a rodar em 3'30"/Km.

No final, um registo de 55'53" que deu para o 17º lugar (5º do escalão), classificação esta que excluía os atletas participantes no Campeonato Nacional de Estrada. Há um ano atrás, em Benavente, havia corrido cerca de 2' mais depressa. Mas, foi outro dia, noutro percurso. As sensações, essas, foram boas.

Estou a pouco menos de 6 semanas do objectivo. As próximas duas serão de grande carga, para depois, ir aliviando até ao dia D. Farei apenas mais uma competição, que será nos 20Km de Cascais, prova na qual testarei o andamento muito perto do ritmo de competição na Maratona, o qual espero que possa encaixar perto dos 3'45"/Km. A ver vamos...


Foto da Rita Ramos... "As máquinas do lado de fora da linha" :-), na companhia de um grupo de atletas do Oeiras Sport Clube.

3 comentários:

Rita disse...

Deixando mais críticas à organização... Qdo se abre a prova a este nº de atletas presentes e com os mais variados tempos não se pode estar à espera que em zonas paertadas do percurso, que deveria ter sido previamente estudado, por mais apitadelas que surjam as pessoas que vão a correr a sua prova compreendam que há um carro para passar ali mais os primeiros atletas... Foi triste, acho que usando um percurso onde as pessoas se cruzam, há que poderar os tempos de todos e não apenas tentar abrir caminho para os primeiros à força!
Rita

Hugo Gomes disse...

Grande Fernando!
Realmente, para quem está habituado às organizações do Triatlo, por vezes estranha algumas provas que por aí existem...
Um abraço e continuação de boa preparação.

Buli disse...

Excelente tempo, Fernando! Boa evolução a caminho de Sevilla!

Eu ando a treinar bem, seguindo o teu plano de treinos quase religiosamente (mas atrasado um par de semanas, já contando com as 3 semanas extra que tenho para Roma - vou ver se corto 2 semanas para acertar). A sentir-me bem, com força, bons ritmos... O principal é manter-me sem lesões, e vou ver se encontro um par de corridas para testar o andamento nas próximas semanas.

Bons treinos!

Nuno