domingo, 18 de novembro de 2012

Um novo brinquedo - garmin 910XT



Depois de vários anos de bons serviços, decidi vender o meu Polar S625X e adquirir um Garmin 910XT. Falo de cardiofrequencímetros que, nos dias que correm, são muito mais que isso. São autênticos treinadores de pulso que, constantemente, nos dão informação e alertas para cumprirmos o treino planeado.

Obviamente que os anos que separam o lançamento destes dois modelos, à escala tecnológica, representam, diria, algumas décadas. Apesar de gostar muito do Polar e do julgar uma magnífica ferramenta de treino, o Garmin apresenta uma panóplia de funcionalidades que constituem uma enorme mais valia.


Acresce que, o Garmin foi projectado a pensar no Triatlo e, como tal, reúne funcionalidades para a natação, ciclismo e corrida, permitindo ainda seleccionar o modo "Triatlo", incluindo as respectivas transições, onde um simples premir de tecla faz com que mude entre os diferentes segmentos.

O Garmin oferecer também um conjunto de 4 ecrãs de visualização da informação, programáveis com até 4 tipos diferentes de dados. Ou seja, podemos navegar entre 16 tipos diferentes de dados - ainda que tal seja um exagero.

Outra da mais valias que o Garmin oferece é na programação dos treinos. O céu é o limite. Ao contrário, no Polar, não podíamos combinar diferentes tipos de intervalos, com diferentes repetições, durações e descansos. Aqui sim, uma enorme vantagem do Garmin. Ah, e o GPS claro. Aqui não há paralelo com o Polar.

Do meu ponto de vista, o Polar leva vantagem em dois aspectos. Por um lado, consegue ser um relógio do dia-a-dia, sem necessidade de recarga da bateria com corrente eléctrica a cada 20h. Lembro-me de uma prova de BTT, com as características de um Ironbike, onde não há assim pontos de energia em qualquer lado... Talvez seja complicado ter o relógio funcional para todas as etapas.

A banda - eu tenho a Premium, é também muito mais ligeira e confortável. Contudo só é fidedigna se colocada devidamente humedecida.

A favor do Polar, o software próprio que acompanha o pacote, não obstante se poder utilizar também o portal da marca na Internet. Já o Garmin está confinado ao seu portal na rede - batsnte bom e completo, diga-se, ou à utilização de software de outros fabricantes.

Em suma, não será por falta de dados que não melhorarei o meu desempenho. :-)

5 comentários:

João Correia disse...

Viva, Fernando.
O garmin 910 XT é um bom brinquedo, como dizes, mas hoje por hoje teria investido no Polar RCX5 G5. Porquê? Pelo Pormenor de permitir obter mais informações ao nível da frequência cardíaca na natação, em situação de treino. Agora, a garmin anunciou um novo produto, o garmin swim, para precisamente compensar essa falha. Eu acho que não compensa adquirir dois aparelhos para se completarem quando um pode cumprir todas as funções. Forte abraço, companheiro.

Anónimo disse...

Ó Carmo é muito interessante este brinquedo... mas haverá aí algum que ensine a nadar?? Carlos Gomes

Fernando Carmo disse...

Boas,

João: não me parece que a FC na natação tenha grande interesse.

Carlos: Juro que se descobrir, partilharei contigo... Padecemos do mesmo mal! :-)

Anónimo disse...

Quais são os ecran que utiliza para controlar vertente de corrida? São os mesmos em treino e em competição ? Muito obrigado.

Fernando Carmo disse...

Caro Anónimo,

Depende. Na corrida contínua uso o ecrã dividido em 4, com Freq. cardíaca, distância, ritmo, duração do exercício. O mesmo para as competições.

No treino intervalado utilizo aquele que é automaticamente disponibilizado pelo relógio, em função dos objectivos: distância para final/ ritmo (exemplo: 3Km a 4'00/Km); tempo/FC (Exemplo: 5' a 174ppm), etc.