terça-feira, 13 de novembro de 2012

+1 na Nazaré

Partida na marginal da Nazaré...
Uma vez mais a Meia Maratona da Nazaré foi a primeira prova do planeamento para a Maratona. A marca foi muito semelhante à do ano passado, pese embora, ter menos tempo de preparação, ter saído da parte de trás do pelotão e o vento ser muito e forte.

Os primeiros 2Kms foram feitos a pinchar de um lado para o outro, na busca de espaço e de ritmo para correr à velocidade a que me tinha proposto: 3'50"/Km. As coisas lá se encaixaram e assim o fiz até Famalicão, localidade na qual é feito o retorno, perto do Km 13. A partir daí o vento passou a ser frontal e a dificultar imenso a progressão. O grupo desmembrou-se e acabei por me tentar resguardar junto do único atleta que restava. Apanhámos mais um e formámos um trio, mas por pouco tempo. Perto do Km 17 acabei por me isolar e, aproveitando um troço mais abrigado, fui em busca de melhores posições.  

Quem conhece a prova nazarena, conhecerá bem aquela malfadada recta final de 2Km, onde se vê a meta, relativamente perto, mas à qual nunca mais chegamos, especialmente em dias de muito vento. Era isso que me estava a acontecer. Acabei absorvido pelo grupo que trazia, protegida mas em grande esforço, a primeira mulher. Aproveitei e resguardei-me eu também no seio do grupo. A probre moça estava mesmo no limite e assomou-se-lhe um vómito... Bem! Era um sinal para mim, para me por dali a andar rapidamente e lá fiz os últimos 300m a andar mais forte concluindo na 82ª posição, com 1h23'37", cerca de meio minuto mais lento do que no ano passado.

Sem dúvida que a parte muscular foi a menos apta para fazer frente ao desafio. Temos muito tempo para a afinar. Para já, não há projectos no horizonte, apenas a minha décima presença no Tróia-Sagres, mas isso será de bicicleta!

Foto de http://www.portugalis.pt/a.asp?reg=1203



1 comentário:

João Correia disse...

O quê? Ficaste atrás do Caldeirão? Vamos ter de rever o patrocínio. :))
Nã, bom tempo. Boa preparação para as "sevilhanas".