sábado, 24 de março de 2012

N13 - Do Ave ao Lima

Aproveitando uma estada na Póvoa de Varzim, decidi dar um saltinho até à bela Viana do Castelo, assim só para a apreciar da margem esquerda do Lima. Pelo caminho cruzei o Cávado, ali junto a Esposende e a partida foi junto ao Ave, entre Vila do Conde e a Póvoa.

A N13, estrada que liga o Porto a Vila Nova de Cerveira, junto à fronteira com a Galiza e que constitui parte do Caminho de Santiago, cruza inúmeras povoações e é maioritariamente plana com piso aceitável. Foi por isso relativamente fácil cobrir os 82 Km do percurso a uma média de 35 Km/h.



No regresso, na povoação de Darque entrei num café para me abastecer de água. Infelizmente só havia garrafas das pequenas, pelo que o dono do café sugeriu: - Vá ali ao lado, ao talho, que têm de certeza. - No talho? - questionei eu. - Sim... No talho. E pasme-se, comprei uma garrafa de 1,5l de água, fresca, por €0,50! Só mesmo no Norte tal é possível.


A foto foi sacada com o meu telemóvel e ilustra uma obra de arte rodo-ferroviária: a Ponte Eiffel. Substituiu em 30 de Junho de 1878, uma primitiva ponte de madeira, sendo um projecto da Casa Gustave Eiffel. Este rapaz fazia umas coisas duradouras... :-)

1 comentário:

João Correia disse...

Amigo Fernando, duas coisas: é difícil perdoar-te teres passado aqui mesmo ao lado da minha casa e nada teres dito, seu maroto. É que terias uma garrafa de água gratuita e não só. A segunda é para te dizer que nessa ponte me fundo inúmeras vezes, na paisagem que de lá se pode apreciar, mas também com o trânsito.
Está difícil perdoar-te.

Vá lá, um abraço.