quarta-feira, 7 de setembro de 2011

No mar do Oeste


Depois de umas férias com umas quantas corridas, umas poucas voltas de bicicleta - especialmente para testar a Transition de contra-relógio, e um par de travessias de mar, foi altura de fazer algo mais a sério. Assim, no passado domingo alinhei no desafio do Paulo Renato Santos, do Peniche A.C., para um treino longo na zona de Peniche que é, tão só, o berço do triatlo em Portugal.

Passava pouco das 9h30 quando 23 triatletas se lançaram ao mar no Baleal. O objectivo era percorrer os cerca de 3km entre aquela localidade e Peniche. Contudo o mar tinha alguma ondulação e corrente, que nos afastava da margem e tornava mais difícil a tarefa. Valeram os caiaques de apoio, que nos serviram de referência e nos permitiram orientar, ainda que com algumas dificuldades de navegação. Lá consegui chegar à praia após 1h09 de natação.

Com calma, vesti um equipamento seco e seguimos em grupo pelas estradas que ligam Peniche a Caldas da Rainha. Era aí o ponto combinado para o retorno. Se o ritmo tinha sido vivo até lá, o regresso foi de doidos. Tentei comer uma barra mas o ciclómetro marcava 53 Km/h, pelo que decidi deixar a refeição para depois, agarrar o guiador, baixar a cabeça e entrar no ritmo. A média para os 60Km pedalados foi de 34Km/h... Nada mau!

Por fim, para terminar, uma corrida de 6Km, pela ciclovia que liga Peniche ao Baleal. Sem grande história, para além da pouca vontade que tinha então para correr...

Este acontecimento explica o porquê de o Triatlo ser uma modalidade tão especial. Em que outra modalidade se juntam cerca de 30 atletas, de mais de meia dúzia de clubes diferentes, para treinar em conjunto? Adversários nas provas, companheiros no treino. Este que teve ainda a particularidade de terminar com uma magnífica sardinhada. Em suma, uma manhã de domingo muito bem passada! Obrigado.

Obrigado ainda a todos aqueles que de caiaque facilitaram a nossa progressão na água. Bem-hajam!

A foto, cujo autor desconheço, ilustra os participantes no evento.

Sem comentários: