segunda-feira, 16 de maio de 2011

Carregado!


Dando continuidade àquilo que está a ser um mês alucinante, em termos competitivos, depois do Triatlo Longo de Lisboa e do Grand Fondo Eddy Merckx, ontem foi a vez da primeira etapa do Campeonato Nacional de Triatlo, disputada na distância Olímpica. O destino foi Montemor-o-Velho, vila que a edilidade fez saltar para o mapa, graças a uma magnífica infra-estrutura desportiva que, para já, já cativou as federações de canoagem, remo, natação e triatlo, para instalarem os seus centros de alto rendimento.

Claro que tinha de estar cansado. Aliás, esse estado tem sido bem patente nas tarefas mais exigentes do treino semanal, em que algumas têm ficado sem a conclusão devida ou longe da intensidade prescrita. O vento que ontem soprou também não ajudou, em nada, o desempenho dos atletas.

Com a água a 23ºC era interdito o uso de fato isotérmico. Apenas os atletas com mais de 50 anos o podiam fazer. A natação correu-me particularmente mal, pois não consegui manter uma trajectória linear. Consequente fiz mais metros e demorei mais tempo. É uma pena, mas ainda não consegui transpor para as águas abertas a evolução que o cronómetro mostra na piscina. Isto não obstante estar perfeitamente consciente da necessidade de um grande investimento no segmento, provavelmente para ganhos pouco significativos. Mas, isso são contas de outro rosário. O que é um facto é que, é desesperante andar constantemente a correr atrás do prejuízo.

O segmento de ciclismo de Montemor-o-Velho consta de 6 voltas a um percurso que mescla sectores rolantes e rápidos, com sectores técnicos na zona urbana. Pelo meio, uma rampa, íngreme, com cerca de 200m de extensão. Acabei por fazer um bom segmento de ciclismo, apanhando e deixando para trás diversos grupos. Para tal tive a colaboração do Gary Blesson, atleta britânico do escalão V2, com quem partilhei, quase em exclusivo, o esforço dos 40Km de ciclismo.

Na corrida final de 10Km, disputada na margem da pista de canoagem, comecei em bom ritmo. Contudo, cerca do Km 7 tive uma ligeira perda, que me impediu de alcançar um registo melhor que 39'48".

No final, uma marca de 2h18'40", 45º em 204 atletas à partida, entre os quais vários representantes da selecção brasileira. Fui o segundo V1 mas esta competição apenas premeia os escalões de Sub-23, Seniores e, claro está, os absolutos. Portanto, nada de pódio.

Agora continuara a carregar e esperar poder apresentar-me em boa condição no Triatlo Longo de Aveiro (1,9Km; 90Km; 21Km). É já daqui por 15 dias.

A foto é da Rita Ramos

7 comentários:

david caldeirao disse...

estás em forma....,
não olhes para tras não!!!
forte abraço,

Lénia disse...

Congrats Fernando!
Tens de me dizer o que é que andas a tomar ao pequeno-almoço!!!

Fernando Carmo disse...

Pequeno-almoço:
Tosta de queijo e presunto, 1 Kiwi, 1 iogurte simples e um Nespresso Lungo! :-D

João Correia disse...

E eu a dizer que tinhas chegado ao pódio. Não há condições...mas, atenção; no ano passado, em Setúbal e na mesma competição, note-se, houve pódios sim sr. E tu estiveste lá, não nos pódios, mas na prova. Este ano...tens alguma explicação?
Abraços.

Fernando Carmo disse...

João,
Se houve foi devido a um erro no regulamento ou o organizador fazer questão dos atribuir. No RG Competições, nos campeonatos nacionais individuais só se premeiam absolutos, seniores e sub-23.

Abraços,

FC

Lénia disse...

Pequeno-almoço completo, sim senhor! A fruta é essencial e eu nunca a incluo ao p.a. Vou começar a fazê-lo!

Paulo Renato Santos disse...

Parabéns Fernando,isso está rolar impecavelmente...

Abraço e até S. Jacinto