domingo, 26 de abril de 2009

"Empenado"... O meu novo nome do meio!


Afinal os alemães também têm um Hammer Man...

Estava bastante confiante para uma boa marca. Contudo, desportivamente, as coisas correram bastante mal em Hamburgo. Saí na box C e ao fim de 200m já tinha colado no Sérgio e no grupo das mulheres e das suas lebres. Segui encaixado no grupo até ao Km3, momento em que o meu ritmo de marathon pace começava a resvalar para valores desadequados e resolvi abrandar um pouco.

Passava aos 10Km em 36'36", perfeitamente dentro do tempo definido. Contudo, sentia algum desconforto muscular. As coisas não iam soltas e fáceis. Senti os primeiros arrepios no couro cabeludo.. - Não pode ser! - pensei. Mas era. E de tal maneira era que o pensamento de entrar no metro e regressar ao hotel ganhava forma. Contudo, se isso nunca tinha até acontecido hoje, não iria ser hoje a acontecer. Lá continuei, apesar dos registos piorarem quase quilómetro a quilómetro, execepção feita ao momento que fui alcançado por uma deusa, super aerodinâmica e digna do melhor design alemão, despoletando a réstia de ânimo que havia dentro de mim, e fazendo-me manter no grupo durante mais algum tempo (sim! A minha mulher é leitora do blogue... E então?)

Estava cheio de sal no corpo e as pernas não trabalhavam. Sinais evidentes de desidratação, que impediam o adequado funcionamento muscular. Nunca numa prova de atletismo fui passado por tanta gente. Inclui-se um gajo com uma marreca e um puto que mandava os pés para a doca...Lastimável...

Os objectivos durante a prova foram sofrendo sucessivas alterações. Assim, à meia já pensava em tentar baixar das 2h45'. Poucos quilómetros depois revia o objectivo para as 2h50' e minutos após, a coisa já ia mesmo em tentar um tempo sub-3h00. Em suma: um dia mau!

Quanto a Hamburgo. Se já gostava muito, ainda mais fiquei a gostar. O público é muito, ruidoso e participativo. Gente que sabe àquilo a que assiste e qual a melhor forma de incentivar os atletas. O desporto é um bem universal e muito precioso para as gentes daquela cidade. A cidade é muito verde, com belos edifícios e bastantes parques. A rede do metropolitano perfeita e de borla para os atletas. A organização excelente. Só peca por fornecer água em copos. Quanto a isso, prometi a mim mesmo que, brevemente, irei testar soluções para conseguir beber de um copo enquanto corro...


Por fim, os agradecimentos. Ao Sérgio, por se envolver no planeamento do treino para este numeroso grupo de malta e por o fazer de forma tão profissional. A todos os corredores, os que estiveram presentes, mas também aos ausentes, por serem quem faz com que isto tudo tenha sentido e por serem excelentes companheiros de treino. Ao Mário por ter disponibilizado a boleia na sua máquina fantástica e ao Manel por ser o melhor chefe de cabine do Mundo, ainda por cima especializado em maratonistas empenados. :-D


A próxima será... Eu gostava de ir ao Dubai... :-D

12 comentários:

VICVFX disse...

esta já está, vamos para a próxima...
+podes te juntar a mim que eu tb agarrei um valente empeno..
hehehe

força campeâo

abraço

Barbosa disse...

Como é que um Domingo a fazer uma Maratona em Hamburgo pode ser um dia mau? E ainda por cima com "vistas" lindas, como referes. Quanto aos copos, partilho um conselho de um maratonista pro - agarras cinco copos com uma mão - depois é escolher o que tem mais.
Vá, descansa e pensa na próxima,...,talvez te faça "companhia".

rustman disse...

Parabéns! É nos dias menos bons que se vê a fibra dos atletas.

António Almeida disse...

Meu caro
apesar do dia mau os meus parabéns.
Boa recuperação.
Abraço.

Ricardo Francisco disse...

Epá! Pela rapidez e felicidade com que terminaste vê-se que a coisa doeu! O video diz tudo. Será que a «deusa» baixou das 2h50m ? :)
Agora a sério Fernando. Mesmo com empeno fizeste 2h52m.Só isso já demonstra onde anda a tua fasquia. Todos os maratonistas têm dias menos bons.O chato é que não podemos responder logo na semana a seguir a um dia assim. Descansa, começa a pedalar, a nadar (agora nem precisas de correr ) e em Peniche lá estaremos amigo.

Um abraço e Hamburgo já aí mora na tua história. Até rimou. Dubai ? Chiça...aí duvido que apareçam deusas para animar :)
Para consolo teu muitos de nós tb estamos todos escavacados do estrago do fim de semana :)

Manel disse...

Grande Fernando,

Não te esqueças que eu tb gostava de ter apanhado o teu empeno, era sinal que tinha podido correr...mas nem para apanhar empenos isto já dá...

A do Dubai não é em janeiro?

Tive a pensar nessa à 3 anos atrás, mas desisti devido ao preço dos hoteis.

Pensa é irmos ás Comrades.

Um abraço, e sempre a dar...

manel

paulo lamego disse...

Que tehas melhores marcas que eu na prova mítica já é dificil de engolir.........agora.....roubares-me o nome do meio, não!!!!!!!!
Ainda tens muitos empenos pela frente até chegares aos meus calcanhares.....

Mas é com estes empenos, que aprendemos a dar valor aos feito sjá conseguidos.

um abraço

Lénia disse...

Fernando,

Pelos vistos não foi assim tão mau! Foi um bonito passeio, houve público fantástico, companhia de uma deusa, bons companheiros,vídeo com a chegada filmada...

Nada mau...o tempo? Oh, isso é um detalhe que para a próxima logo resolves. Entretanto, o que importa é o "enjoy the ride".Sempre.

Parabéns!

Roberto Madeira disse...

Não podes fazer grande coisa. Há quem nasça para correr e tu, mais uns milhões, não foste um deles.

Se gostas de correr continua, mas não sejas demasiado exigente contigo próprio no que toca a grandes marcas.

Tens de ser realista e a idade já não está propriamente a teu favor. O objectivo agora é manter.

Caso contrário, dedica-te a outra coisa, ainda podes ter um talento escondido dentro de ti. Correr não é de certeza.

Maratona das Cataratas do Iguaçu disse...

Oi Fernando,

Add o nosso msn:
meiamaratonadascataratas@hotmail.com

Lénia disse...

Poça! Quem tem amigos destes, não precisa de inimigos...:-)

Fernando Carmo disse...

Amigo???
Só se for um deles camuflado! Eu este, não o conheço de lado nenhum... :-D