quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A verdadeira atleta da família


Apesar do registo algo egocêntrico que caracteriza o meu blogue, a verdadeira atleta da família é mesmo a minha mulher e é a ela que dedico o post de hoje.

Enquanto eu treino para tentar melhorar as minhas performances, ela fá-lo para que as dela não piorem demasiado com o passar dos anos.

A Helena iniciou a sua actividade desportiva com 11 anos. Com a persistência que lhe é conhecida massacrou o pai para que a inscrevesse no Sport Algés e Dafundo para aprender a nadar. Incrivelmente, nesse mesmo ano conseguia tempos para estar presente nos Campeonatos Nacionais e assim iniciava a sua carreira de nadadora, na qual atingiu o patamar internacional.

Anos mais tarde, quando as exigências da vida profissional se incompatibilizaram com o treino de alto rendimento em natação, o caminho continuou na água e a modalidade escolhida foi o Polo-Aquático, no seu clube de sempre, o Sport Algés e Dafundo. A conquista de treze Campeonatos Nacionais seguidos e de doze Taças de Portugal, inúmeras presenças na selecção nacional, de que era capitã de equipa, presenças na Liga dos Campeões e no Campeonato da Europa A, no qual foi eleita para o 7 ideal, troféus de melhor jogadora, melhor marcadora e atleta do ano, constituíram factos assinaláveis da sua passagem no Pólo-Aquático.


O bichinho pelo desporto e sobretudo pela água levaram-na a experimentar o triatlo. Também aqui, conseguiu ser campeã nacional absoluta, em Montegordo no ano de 2003. Uma sucessão de felizes coincidências, especialmente a ausência de Vanessa Fernandes, permitiram-lhe vencer a prova de atribuição do título e que era também a sua primeira experiência na distância olímpica. Mais tarde alcançaria outro título nacional em Agegroups.

Com uma vida profissional muito intensa, o tempo para treinar encurtou de forma muito significativa. Apenas a oportunidade para umas curtas saltadas à piscina, no sentido de manter alguma actividade física.

No passado fim-de-semana, enquanto eu me enlameava no Duatlo do Jamor, ela nadava num torneio de Masters em natação. Nadando pelo Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama, destacou-se pelos oito recordes nacionais obtidos a nível individual (50, 100 e 200 livres, 50 e 100 costas, 50 mariposa, 100 e 200 estilos).

Ela sim, é a verdadeira atleta da família...


Fotos: FPN (Rita Taborda) e FTP

4 comentários:

Barbosa disse...

Por trás de uma grande mulher, há um grande homem(contribuição para o registo egocêntrico do blogue).

Parabéns aos dois, são uns jovens muito simpáticos.

Até sábado.

tudo_nice disse...

Epá sabia-a atleta, mas não tanto!

Bem que podias ter dividido os títulos por posts para não ser tão maçudo... já que comecei a bocejar ainda no Polo Aquático...

Parabéns à campeã, e é pena a posta anterior (sobre o por detrás de uma grande mulher...) no teu caso não servir...

Parabéns a ela! :P

rustman disse...

Pois... é lixado, um gajo treina, treina e não chega aos calcanhares da mulher... enfim ao menos serves para carregar as bilhas do gás e os acos das compras :)

Bem, há que avaliar as coisa com perspectiva e se um tipo não nasceu para campeão, também pode ter valor através dop seu empenho e esforço (esta é para me moralizar a mim também).

Quanto a Ronda aquilo que eu quero tentar fazer é 100km a correr no meio do monte, mas também há a vertente duatlo.

http://www.lalegion101.es/

Bons treinos.

António Almeida disse...

Meu caro
parabéns à esposa, sem dúvida mais que um atleta uma campeã.
António Almeida