segunda-feira, 31 de maio de 2021

Estúpido! &%#"%&!#

A prática de triatlo carece de várias competências. Saber nadar; saber andar de bicicleta; ter uma condição física aceitável; saber contar - para não nos enganarmos no número de voltas; saber o percurso - para não fazer quilómetros a mais 😭... Ora bem, neste fim-de-semana descobri que não dominava esta última... Mas já lá iremos.

 Tinha feito o I Triatlo de Caminha. Desde então muito mudou. A natação tinha a partida num ferry-boat e o percurso de natação era na direcção da foz. Agora saímos do meio do rio na direcção nascente. O ciclismo subia a serra de Arga por duas vezes, beneficiando os melhores trepadores. Agora é plano. A corrida ia fazer o retorno a Vila Praia de Âncora, passando por pisos variados e alguns bastante incómodos com muita areia e pedras. Agora acontece no casco velho e na zona ribeirinha de Caminha.

A alteração da natação terá acontecido por imposição de normas de distanciamento impostas pela pandemia. Penso. Já as outras terão sido opções organizativas, por motivos vários. De qualquer modo é indubitável que a prova ficou muito mais rápida e mais amigável do ponto de vista do público, já que, Caminha passa a ser ponto de sucessivas passagens dos atletas, sendo assim de fácil acompanhamento e de acrescido interesse. Pessoalmente, gostei.

Quanto à minha prova, defini como estratégia uma natação mais no meio do rio, para aproveitar melhor a corrente marítima. Foi um fiasco. Não aproveitei corrente alguma e nadei no meio de ondas que mais pareciam de alto mar, apesar de, mesmo assim, ter conseguido fazer um trajecto bem rectilíneo. 

No segmento de ciclismo cometi um erro enorme. Estúpido! Existia uma rotunda à saída do Parque de Transição, onde os atletas da prova Standard - que acontecia em simultâneo, saíam à esquerda, e os da prova média - a minha, saíam à direita. Apesar de me parecer estranho segui por onde iam todos aqueles que me estavam próximos e assim entrei no percurso errado.


Acabei avisado por outro atleta, mas já havia pedalado 3600m. Inverti a marcha e o erro custou-me 7.200m e cerca de 12'30" de atraso, passando a ser o último dos atletas em prova. Paciência! Era esquecer registos e classificações e encarar a prova como um bom treino de qualidade. E assim foi!

Apesar de nunca ter sentido as minhas pernas frescas acabei por recuperar inúmeras posições no ciclismo e consegui também correr a bom nível durante boa parte da meia maratona. Num dia marcado por uma forte ventania que causou dificuldades em todos os segmentos, acabo por sair satisfeito de Caminha, retirando todas as coisas boas que há para retirar, sendo que, nos tempos que vivemos, poder competir já é uma dádiva.

Acabei em 136º da geral; 10º do Agegroup [50-54], com cerca de 4h50'.

Faltam 10 semanas para o IM Tallinn. Pelo meio ainda quero competir no Triatlo David Vaz - Fundão



Sem comentários: