segunda-feira, 24 de junho de 2024

Representando a equipa Triatlo Portugal

Passam 20 anos desde que, pela primeira vez, alinhei num triatlo com as cores da equipa Triatlo Portugal. Foi então na Madeira, corria o ano de 2004 e competi no Campeonato do Mundo de distância standard, no qual alcancei a 47ª posição. Quatro anos depois era a vez de Lisboa receber a mesma competição. Voltei a competir, tendo então ficado em 33º lugar.

Há 12 anos surgia a distância longa (4; 120; 30)Km, em Vitoria-Gasteitz - Espanha. Um dia duríssimo para mim, no qual terminei classificado em 56º. 

Vitoria foi um marco importante na minha história na modalidade, pois percebi que seria determinante ter um treinador, e no dia seguinte iniciei o meu caminho com o meu amigo Paulo Conde.


O passado Sábado marcou mais uma etapa neste caminho, com a minha quarta competição com as cores de Portugal, numa prova de média distância (1,9; 90; 21,1)Km, disputada em Coimbra, onde se atribuía o título de campeão europeu de média distância.

Segmento de natação cumprido em 37' - o possível e ao nível habitual. O segmento de ciclismo foi forte -2h20' para os 90Km - o que me permitiu recuperar terreno. No entanto, os mais rápidos do Agegroup também tiveram excelentes desempenhos neste segmento, pelo que as decisões finais ficariam mesmo para os 21,1Km de corrida, entre as margens do Mondego e a mata do Choupal.

Não tinha expectativas elevadas para este segmento, pelas vicissitudes que a minha preparação tem atravessado, no que à corrida diz respeito. Mas, o desempenho conseguiu ser ainda mais fraco do que eu poderia antever, com um registo de 1h39', desde logo impeditivo de lutar por algo melhor do que o 8º lugar na classificação M 55-59, em 4h43'.

Em suma, tempo de assestar o foco para a prova de outubro, na desejada ilha grande do Pacífico Norte. Faltam 124 dias!

  • O equipamento da equipa Triatlo Portugal é bom e bem conseguido em termos visuais. Fabricado pela EM3, que me tem equipado desde há uns anos a esta parte, era de modelo diferente daquele que tenho elegido. Como tal, comprimia-me um nadinha demasiado.
  • A organização implementou boas alterações ao percurso de ciclismo - as questões de segurança com muita gente no percurso assim o exigia.


Fotos da Helena e Rita Ramos